Trabalhar a partir de casa não é nenhuma novidade. Há anos que vemos pessoas que saem dos escritórios das cidades para trabalharem no sossego das suas casas. Mas se antes usávamos apenas a sala de jantar para responder a alguns emails ao final do dia, agora há cada vez mais pessoas a decidir criar o seu próprio escritório dentro de casa.
Quer seja para fugir das rendas elevadas ou para fugir do stresse das cidades, ter um escritório em casa tornou-se quase obrigatório para os jovens adultos que estão agora a comprar ou a arrendar casas. Até porque cada vez mais o trabalho já não é necessariamente o espaço físico e conseguimos praticamente trabalhar onde quer que estejamos.
"O que acontece é que há muita gente que trabalha em casa e que, neste momento, está a querer efetivamente ter um posto de trabalho. Em projeto novos já há o cuidado de as pessoas pedirem para que haja um espaço para funcionar como escritório", explica a arquiteta e design de interiores Rita Salgueiro.
Mas, o que acontece na maioria dos casos é que as casas são pequenas e não estão preparadas para receber uma nova zona de escritório. Quando as casas estão ainda a ser construídas, conseguimos dizer onde e como queremos que seja o espaço do escritório, mas se a casa é arrendada ou comprada, há sempre uma dificuldade acrescida de aproveitamento de espaço. Se o espaço já está muito decorado ou com muitas peças, vão ter de sair algumas.
Para Rita Salgueiro, "as paredes, regra geral, são sempre nossas amigas. Podem servir para encostar uma secretária, criar um espaço de leitura com uma estante e colocar o escritório dentro desse espaço de leitura para ficar mais escondido. Uma outra opção seria colocar a secretária por detrás do sofá, porque faz com que a pessoa que está a trabalhar esteja também a interagir com a família que está sentada no sofá, por exemplo".
Além destes aspetos decorativos, o facto de trabalhar sozinho ou receber pessoas para o trabalho, vai influenciar na decoração e no ambiente do escritório. Se recebe pessoas em casa, terá de ser num espaço onde não se sintam incomodadas, nem sintam que estão a invadir o espaço pessoal de ninguém.
Para quem não tem espaço ou quer reaproveitar o que tem em casa, Rita Salgueiro deixa algumas dicas: "Pode dividir a estante existente dos livros de literatura com os dossiers de trabalho. Para trabalhar apenas no final do dia, pode usar a mesa de jantar ou o sofá, colocando uma mesa de apoio no sofá. Caso queira trabalhar o dia todo, já terá de ter uma cadeira mais confortável. Se tiver uma janela de parapeito pode colocar uma secretária relativa, das que levantam, e que quando já não é necessária, consegue facilmente tapar com os cortinados."
Para aqueles que querem reinventar o seu escritório ou construir um de raiz, as peças chave para ter no seu local de trabalho, segundo a designer de interiores, são: uma secretária, um cadeirão de leitura, um móvel de apoio, um candeeiro de secretária, uma cadeira de escritório e um tapete. Deixamos-lhe algumas sugestões.