A sua casa diz mais sobre si do que imagina. Não acredita? Se não consegue concentrar-se a trabalhar, a culpa pode ser do ambiente em redor, de acordo com os princípios do Feng Shui. A pandemia obrigou a alguns reajustes e instámos o computador de forma improvisada no quarto para poder trabalhar. Mas de acordo com esta arte milenar, esta não é a melhor ideia.

Quem nos diz é a Feng Shui Designer Anne-Sophie Tellier, que criou o projeto SLO Feng Shui em setembro do ano passado.

Feng Shui Designer Anne-Sophie Tellier
Feng Shui Designer Anne-Sophie Tellier créditos: divulgação

O objetivo deste projeto? "Criar espaços harmoniosos adaptados às necessidades de cada um e respeitando o mundo que nos rodeia". Isto porque o princípio base do Feng Shui "é perceber que a casa é o reflexo de quem somos", diz Anne-Sophie, acrescentando que "a casa conta a nossa história e reflete o nosso ser íntimo". E já que começámos a ser mais caseiros, quer para trabalhar ou relaxar, é preciso que esta nos faça sentir bem.

"Com todo o tempo que temos passado em casa ultimamente, é mais importante do que nunca sentir-se bem e difundir novas energias, mais leves e harmoniosas para a nossa vida pessoal, mas também profissional", afirma Anne-Sophie.

7 dicas inspiradas no Feng Shui para criar uma zona de trabalho em casa que o torna mais produtivo
7 dicas inspiradas no Feng Shui para criar uma zona de trabalho em casa que o torna mais produtivo
Ver artigo

Um dos primeiros sinais (e coisas a resolver) são os elementos de decoração. Se têm símbolos de solidão, tristeza ou agressividade, esses podem passar para nós e refletir-se no nosso humor. Enquanto a decoração tem influência direta no nosso bem-estar, aspetos como o design, funcionalidade e criatividade dos espaços são importantes na eficácia do teletrabalho e tidos em conta quando esta filosofia milenar é aplicada nas nossas casas — algo que é possível com a ajuda de Anne-Sophie, mas já lá vamos.

Primeiro, temos de saber o que acontece quando várias pessoas estão em teletrabalho dentro da mesma casa. É possível adaptar o ambiente a todos? "Após uma análise Feng Shui, cada pessoa vai ter um lugar dentro de casa onde se sentirá melhor e quando cada pessoa se sente melhor, isso reflete-se em todo o agregado", diz a especialista em Feng Shui. A ideia é que cada um escolha o lugar certo para otimizar a sua produtividade, concentração e criatividade.

Para que consiga voltar a trabalhar produtivamente de imediato, Anne-Sophie Tellier deixa cinco dicas essenciais para criar um ambiente de trabalho mais saudável em casa: 

  1. Não trabalhar no quarto para não misturar as energias do casal com as energias do trabalho.
  2. Não trabalhar de frente para uma parede para ter visão e projeção no trabalho.
  3. Ver sempre a porta para não ficar surpreso perante situações inesperadas.
  4. Usar uma boa iluminação ou luz natural, se possível.
  5. Arrumar sempre o seu escritório.

Uma vez que cada espaço de trabalho ideal difere de pessoa para pessoa, o trabalho de Anne-Sophie Tellier é esse mesmo: analisar a casa e adaptá-la a cada um respeitando as regras principais do Feng Shui.

"Apesar de o Feng Shui ser uma filosofia milenar, a minha abordagem é atual, moderna e responsável. Proponho soluções ajustadas à vida das pessoas, à decoração contemporânea, à beleza e à responsabilidade no consumo", afirma a fundadora.

Trabalhar em casa e ser produtivo. As dicas sagradas da autora da "Bíblia da Carreira"
Trabalhar em casa e ser produtivo. As dicas sagradas da autora da "Bíblia da Carreira"
Ver artigo

A base do método da especialista é o ambiente que nos rodeia, quer o do interior das casas, quer o do exterior, do mundo. "Como a base do Feng Shui assume que estamos em sintonia com os elementos da natureza, é importante consumir menos, mas melhor. A ideia é desmistificar a arte chinesa ancestral adaptando-a aos tempos modernos", continua.

Quer que Anne-Sophie Tellier torne a sua casa num espaço no qual vai trabalhar de forma produtiva e dormir descansadamente? O serviço de consultoria da SLO Feng Shui completa custa a partir de 450€ e o coaching holístico custa 350€.

SLO Feng Shui

Contactos: as@slofengshui.com/ +351 914 445 251

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.