E se lhe dissermos que há um livro que não só se lê, como se ouve? Existe, chama-se "A Sinfonia dos Animais" e a forma como pais e filhos o descobrem fica ao critério de cada um. Ora o lê em voz alta dando a sua entoação às vozes dos animais (se for perito em onomatopeias), ora deixa isso para quem sabe e à medida que viram as páginas, podem ouvir as músicas que correspondem a cada animal da história — desde as chitas, passando pelos cangurus e elefantes, até às baleias-azuis — que Dan Brown criou a pensar neste livro.

Dan Brown? Sim, possivelmente já ouviu falar desde nome e não é pela literatura infantil — é que esta é a estreia do autor no mundo das crianças. Além de músico, Brown é o nome por detrás de bestsellers internacionais como "O Código Da Vinci" e "Origem", mas decidiu apostar agora num público diferente, as crianças, onde as histórias tornam-se ainda mais ricas graças à imaginação fértil.

"Com 'A Sinfonia dos Animais', fiquei entusiasmado por poder construir esta ideia e criar uma experiência com várias camadas que conta com três tipos de linguagem em simultâneo: arte, música e palavras. Da mesma forma que uma ópera cativa o seu público com cenários maravilhosos, música dramática e drama lírico, 'A Sinfonia dos
Animais' pretende ser uma experiência imersiva para os olhos, os ouvidos e a mente, tudo ao mesmo tempo", refere o autor em comunicado de imprensa.

livro
créditos: divulgação

E como é que esta experiência multissensorial acontece? Além do livro nas mãos, é preciso descarregar gratuitamente a aplicação, que utiliza tecnologia de realidade aumentada, e colocar o telemóvel por cima do livro. Com tudo a postos, basta começar a ler e por cada página folheada vai tocar uma nova música.

Estas são interpretadas pela reconhecida Zagreb Festival Orchestra, na Croácia, e acompanham a viagem guiada pelo Rato Maestro que ao lado de outros animais, cada um com um segredo para contar, vão andar por mares e bosques, deixando pistas pelo caminho para as crianças desvendarem.

Desvendados os mistérios, restam as lições de vida sobre temas como a compaixão, o respeito, a confiança e ainda sobre mindfulness, um tema que desde cedo deve estar presente para as crianças aprenderem a viver a vida de forma consciente e calma. A acompanhar todas as aventuras estão, além das canções, as divertidas ilustrações de Susan Batori.

A série que ninguém está a ver. Os super-heróis de "The Boys" não são para crianças
A série que ninguém está a ver. Os super-heróis de "The Boys" não são para crianças
Ver artigo

"A Sinfonia dos Animais" chega a 1 de setembro a Portugal (15,50€), ao mesmo tempo que todas as músicas vão ser lançadas num álbum que vai estar disponível nas grandes plataformas digitais. Do digital vão ainda passar para os palcos em outubro, numa tour que começa em Xangai, na China. Sabe-se que chega à Europa em novembro, mas ainda não tem data marcada para Portugal.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.