Manter os miúdos entretidos durante as férias é um desafio, e é importante eles manterem contacto com outras crianças e continuarem a ter atividades ativas durante os três meses de férias.

Há workshops pensados para as crianças no Chiado, desde a vida animal até à animação
Há workshops pensados para as crianças no Chiado, desde a vida animal até à animação
Ver artigo

Não os queremos voltar a fechar em salas de aulas, mas sim dar novas experiências. Por isso, encontrámos atividades em museus, torneios desportivos e até propostas para introduzir a leitura na rotina diária.

Além disso, só selecionámos atividades gratuitas e uma com um valor mais simbólico. Ora espreite.

Fundação Oriente

Até dia 29 de julho há atividades de segunda-feira a sexta-feira, que recomeçam a 16 de agosto (e até 26) nas oficinas para crianças entre os 7 e os 10 anos. As diferentes oficinas decorrem das 14h30 às 17h30, mas há a tolerância para receber os participantes das 14h até às 18h. As oficinas custam 10€ por dia.

A 28 de julho, os mais pequenos vão podes descobrir quem foi Buda e, no dia seguinte, há jogos tradicionais orientais. Durante o mês de agosto há caças ao tesouro, mais jogos, viagens musicais e atividades artísticas.

Pode comprar os bilhetes online e saber mais pormenores sobre as atividades no site da Fundação.

Bibliotecas de Sintra

Incentivar os miúdos a ler é sempre um processo complicado. Por isso, as várias bibliotecas de Sintra responsabilizam-se por motivar e mostrar os livros de uma forma diferente a todas as crianças de forma gratuita, apenas com inscrição obrigatória por telefone para a instituição.

Biblioteca Municipal de Sintra

Até 29 de julho, há um conto/ateliê que se chama “segredos bem guardados” sobre os bosques. A atividade decorre de terça-feira a sexta-feira em duas sessões: 10h30 ou 14h30. Ainda a 26 de julho, às 14h, há a BiblioFérias para ocupar as crianças durante a pausa letiva. A 28 de julho às 10h30 um projeto de leitura com histórias e ateliês que promovem a sensibilização ambiental através da leitura, com o tema cuidar a natureza. Saiba mais pormenores aqui.

Biblioteca Pólo da Tapada das Mercês

Semelhante à atividade de Sintra, de terça-feira a sexta-feira, até 29 de julh,o há conto/ateliê “meninos e meninas do mundo” para mostrar e falar com as crianças sobre diferentes culturas. As sessões são às 10h30 e 14h30. A Biblioférias será a 27 de julho às 14h e a Ecohistórias a 29 de julho às 10h30.

Biblioteca Polo de Agualva-Cacém

Até ao fim do mês de julho há um conto/ateliê sobre livros sem palavras, onde a ideia é contar histórias com adivinhas visuais. As sessões são às 10h30 e às 14h30. Nesta biblioteca ainda há Biblioférias a 28 de julho às 14h e Ecohistórias no mesmo dia às 10h30.

Biblioteca Pólo de Queluz

Em Queluz, a BiblioFérias decorre a 29 de julho e a Ecohistórias a 29 de julho às 10h30.

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira organiza as férias escolares de verão e promove atividades lúdicas, culturais e desportivas, divididas entre os museus, bibliotecas, pavilhões desportivos, piscinas municipais e casas da juventude do concelho.

Na Casa da Juventude da Póvoa de Santa Iria, há workshops de pintura de 25 de julho a 29, de segunda-feira a sexta-feira, entre as 14h e as 17h30. A atividade é dinamizada pela artista Maria Papa e de participação livre. Na Casa da Juventude de Alverca, há workshop de Danças Africanas de 25 a 29 de julho, das 14h às 17h30 e é dinamizado por Graciete Nascimento.

A 23 de julho e 3 de setembro às 14h30 há o “trilhos e percursos de Vialonga”,  visitas guiadas por vários locais de Vialonga. A 30 de julho e 17 de setembro há uma visita histórica guiada ao património do concelho. Ainda pode aproveitar os ateliês de animação e leitura na Biblioteca Municipal da Póvoa de Santa Iria a 26,27 e 28 de julho e 6,7 e 8 de setembro entre as 14h30 e as 17h.

Até 31 de agosto há férias desportivas em diferentes clubes e associações do concelho, como taekwondo, natação, canoagem e vela, ténis, padel, yoga, ténis, futsal, basquetebol, atletismo. Basta ver aqui os horários e datas.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.