A Escola Secundária Sebastião e Silva (o antigo Liceu de Oeiras) elege esta segunda-feira, 6 de novembro, a nova Associação de Estudantes. Há duas listas a concorrer: a P e a T. Uma delas já obteve o apoio de Cristiano Ronaldo Jr., o filho do craque português.

Como é que estes alunos conseguiram vídeos de figuras públicas como o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, Diana Chaves e Cuca Roseta a declararem o seu apoio? Falámos com a presidente da lista P, Daniela Rodriguez, de modo a perceber isso mesmo.

Amanhã vais para a escola com as maminhas ao léu, sim? Ordens do governo
Amanhã vais para a escola com as maminhas ao léu, sim? Ordens do governo
Ver artigo

"Nunca pagámos por nenhum vídeo. Todas as pessoas que conseguimos são porque os pais dos alunos conhecem e pediram esse favor. Não envolveu dinheiro", esclareceu, desde logo, a aluna de 18 anos, sobre os vídeos que foram publicados no Instagram da lista, nos quais aparecem estas celebridades.

No caso do presidente da República, os delegados de turma aproveitaram uma palestra sobre democracia para fazer o pedido e Marcelo "fez com toda a vontade". Já Cristianinho foi graças ao tesoureiro da lista, Manuel Medeiros, que "durante muito tempo" jogou PlayStation com o filho de CR7.

"Em setembro, ele disse-me 'o que me dás se eu conseguir?'. Eu disse que era impossível e, no primeiro dia de campanha, ele apareceu-me com o vídeo", contou Daniela Rodriguez à MAGG. "Foi o vídeo que nos fez aparecer mais", admite. A página já ultrapassou os 3600 seguidores no Instagram.

Mesmo não os tendo utilizado para pagar a quem fizesse os vídeos, a lista P tem fundos monetários, que foi juntando através de rifas desde setembro. "Facilitou para alugarmos as colunas. Só tivemos de gastar o nosso dinheiro para comprar a roupa da lista", explicou a presidente.

Com cerca de três dezenas de membros em cargos oficiais, a lista P tem feito giveaways e formalizado parcerias. Para a presidente, será o segundo ciclo a definir a lista vencedora. "É quem maioritariamente decide, quem tem o maior peso nas votações. O secundário não vota assim tanto por causa das filas", acha.

"Acabam por votar na campanha de que gostaram mais, pelo ambiente, não tanto pelas propostas", crê a presidente da lista que promete, por exemplo, a realização de um anuário, de um baile de finalistas para o 9.º ano, de sessões de cinema, de palestras sobre educação sexual, pensos higiénicos nas casas de banho e folhas de teste de emergência.

A campanha para a AE desta instituição (que é a sede do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra) começou no final de outubro e durou três dias. É na noite desta segunda-feira, 6 de novembro, que será divulgada a lista vencedora do ano letivo de 2023/2024.