Ainda agora é agosto e já começamos a ver anúncios que nos recordam que o regresso às aulas está aí. Para comprar a mochila a condizer com o estojo ainda tem algum tempo, mas talvez esteja na altura de começar a encomendar os livros escolares. Este ano há até formas de agilizar o processo e obter descontos.

É que ainda que este ano os manuais escolares sejam gratuitos para alunos do ensino público dos anos de continuidade — 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º 11.º e 12.º anos —, e os do 1.º, 5.º, 7.º e 10.º beneficiarem de vouchers (disponíveis a partir do dia 13 de agosto na plataforma MEGA, uma iniciativa do Governo), alguns custos continuam no momento de comprar os livros, bem como a necessidade de dedicar algum tempo a essa tarefa, que este ano pode ser facilitada.

Reutilizar livros com a Book in Loop

Os conteúdos dos manuais escolares são os mesmos? Quer despachar a encomenda dos manuais do seu filho o quanto antes? As alterações climáticas estão a precisar da nossa atenção e ação? Se a todas as questões respondeu sim, significa que não havendo necessidade de comprar manuais novos e atualizados, pode reutilizar aqueles que já existem e há uma plataforma que propõe isso mesmo.

Chama-se Book in Loop e pretende aliar o conceito de sustentabilidade e economia circular, reutilizando os manuais escolares, ao alívio das carteiras de encarregados de educação, já que em tempos de pós-confinamento qualquer ajuda valiosa. Essa poupança traduz-se em mais de 10 mil exemplares do 5.º ao 12.º ano de escolaridade a metade do preço.

Adira ao "Julho sem plástico". 7 formas simples de reutilizar o plástico e ajudar o planeta
Adira ao "Julho sem plástico". 7 formas simples de reutilizar o plástico e ajudar o planeta
Ver artigo

Para conseguir obter esses manuais, com "garantia de qualidade" certificada pela Universidade de Aveiro, referem em comunicado, basta inscrever-se na plataforma e de seguida proceder à compra de acordo com o ano de escolaridade pretendido. Além de comprar, também é possível vender os livros já usados (e em bom estado) e anda recuperar o valor desse investimento.

"Louvamos a iniciativa do Estado, que, desde o ano passado, tem prosseguido este caminho, mas queremos continuar a ser uma alternativa para as cerca de 200 mil famílias que não são abrangidas pela medida e para aquelas que preferem ser 'donas' dos seus próprios livros", refere Ricardo Morgado, cofundador da startup, em comunicado.

Devido à COVID-19, a plataforma que opera já há quatro anos, vai cumprir um rigoroso plano de normas de higiene e segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Plataforma FNAC

Este ano até a FNAC tem novidades na área da educação. Para o novo ano letivo (2020/2021) desenvolveu um portal onde é possível agendar a encomenda de manuais escolares em loja, evitando aquilo que mais tememos nos dias que correm: ajuntamentos e filas em espaços públicos. Para isso, basta registar-se na plataforma e marcar a hora que pretende.

Contudo, além de já ser possível agendar a ida a uma loja FNAC, também pode fazer a encomenda como era habitual: através do site.

Telescola pode continuar e RTP está “absolutamente disponível” para preparar o próximo ano letivo
Telescola pode continuar e RTP está “absolutamente disponível” para preparar o próximo ano letivo
Ver artigo

Em qualquer uma das opções, na hora da pagar os benefícios são iguais. Ora pode conseguir um desconto de 5% em manuais escolares e cadernos de atividades com o código FNACESCOLAR e até 20% em vale em produtos de papelaria, livros de apoio escolar e do plano nacional de leitura, ora não paga portes de envio em caso de encomendas superiores a 15€.

A FNAC também faz parte do núcleo de livrarias onde é possível usar os vouchers MEGA  (Manuais Escolares Gratuitos) — apenas em lojas físicas.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.