É muito provável que já tenha sonhado com uma carreira como modelo, ou que tenha uma filha ou um filho que gostassem de desfilar em passarelas ou passar o dia em sessões fotográficas. Tudo isso são partes da vida de um manequim, mas para uma carreira de sucesso é preciso muito mais. Cada manequim tem cuidados e hábitos essenciais. Não só em momentos de trabalho, mas principalmente no dia a dia. 

No fundo, trata-se de um cuidado constante com o corpo – de dentro para fora. Uma alimentação equilibrada, uma rotina de exercícios e cuidados especiais com a pele e cabelo. Sem exageros e extremismos, mas para o deixar sempre pronto para um desafio, como é o caso do  L’Agence Go Top Model. 

O concurso anual da L’Agence procura lançar novos rostos da moda em Portugal. O casting acontece a 19 de julho, no Hotel Intercontinental de Lisboa, e é direcionado a jovens com idades entre os 14 e os 22 anos.

Os rituais de cada modelo divergem de acordo com vários fatores: idade, gostos e ritmo de trabalho. Como há ainda algum tempo de sobra, reunimos os principais rituais dos modelos Catarina Santos e Tiago Carreira, da L’Agence. Pegue num bloco e numa caneta e anote.

Rituais da modelo Catarina Santos

#1. Antes de uma produção, 40 minutos de exercício

Praticar exercício regularmente é essencial para a saúde e para manter a forma física. Nesta área a importância aumenta. 

Além de adotar uma rotina ativa, Catarina Santos opta por fazer uma sessão de exercícios funcionais ou de boxe durante 40 minutos ao final do dia. Para tirar o stress, dormir melhor e deixar o corpo mais tonificado.

#2. Proteger, hidratar e cuidar da pele e do cabelo

Não é preciso explicar a importância de manter cuidados especiais com a pele do rosto. É que além de ser mais sensível, está frequentemente exposta a maquilhagem e a produtos que acabam por a massacrar.

Usar protetor solar diariamente e levar uma água termal na mala para manter a pele hidratada e iluminada são dois passos essenciais para a modelo. 

Além disso, guarda um jade Roller (rolo de pedra) no frigorífico e massaja a cara pela manhã. Catarina Santos explica que ajuda a reduzir as olheiras, a desinchar o rosto e a dar um aspeto mais acordado.

Uma vez que tem o cabelo pintado, a modelo preocupa-se em redobrar os cuidados para que não fique com um aspeto seco e sem brilho. Uma vez por semana, aplica uma máscara hidratante e deixa atuar durante 45 minutos. Sempre que vai ao cabeleireiro, aposta em hidratações mais profundas.

#3. Cuidados com a alimentação, mas sem extremismos

Quer seja modelo, médico ou eletricista, manter uma alimentação equilibrada é essencial para a saúde. Contudo, se trabalha com a imagem e precisa de manter a forma física, a alimentação ganha outro peso.

Para a modelo Catarina Santos traduz-se na procura de alimentos saudáveis e nutritivos, mas sem extremismos. Tem de deixar de comer o seu chocolate preferido? Não, só não o deve fazer diariamente.

Em dias de trabalho, a modelo opta por tomar um pequeno-almoço reforçado que permita sentir-se saciada por mais tempo: duas torradas de pão integral com manteiga de amendoim.

Na lancheira leva alguns snacks, como amêndoas, bolachas marinheiras ou bolachas integrais e uma garrafa de água. 

#4. Cuidar da mente

Se é importante trabalhar a parte física, é essencial trabalhar a saúde mental. Por isso mesmo, todas as noites, a modelo faz meditação para adormecer que a ajuda a sentir-se motivada, positiva e confiante. 

Sempre que tem oportunidade, aproveita o sol para fazer alguns exercícios de respiração profunda. 

Rituais do modelo Tiago Carreira

#1. Essenciais para um casting

Os castings são um momento importante para qualquer modelo e exigem cuidados especiais. Porque ser bonito não chega, explica. Um dos segredos de Tiago Carreira é manter a confiança, chegar com boa atitude e ser simpático com toda a equipa.

Para que isso aconteça, privilegia uma boa noite de sono, que lhe garante uma boa pele e boa disposição para enfrentar o dia.

Para melhorar o aspeto físico, dois ou três antes de um casting ou de um trabalho importante, Tiago Carreira faz uma alimentação mais regrada e treina musculação para realçar os músculos. 

#2. Hidratar a pele diariamente

Tal como na alimentação e no exercício físico, Tiago Carreira cuida também da hidratação da pele. Todas as noites, aplica creme muito gordo no rosto e no corpo. 

Com o cabelo, a história não é bem a mesma. Apesar de manter o cabelo hidratado e forte, o manequim confessa que tende a não colocar nada no cabelo, já que este é bastante massacrado com produtos durante as produções. Para si, o cabelo cuidado é reflexo da forma como se alimenta, explica Tiago Carreira.

#3. Uma alimentação leve e equilibrada

Para Tiago Carreira a alimentação ocupa um papel muito importante. No dia a dia, opta por um regime alimentar vegetariano e variado e, em momentos de celebração ou refeições fora, pede um prato de carne ou peixe.

Para o pequeno-almoço prepara ovos mexidos com abacate e, no inverno, papas de aveia. Para os snacks, leva iogurtes proteicos ou bananas.

O modelo faz jejum intermitente de 16 ou 17 horas quase todos os dias, já que consigo funciona bastante bem, explica.

#4. Exercício regular e variado

A rotina de exercício de Tiago Carreira começou no ginásio. Com o tempo, deixou este desporto de lado e aventurou-se no surf (que também vê como uma forma de meditação), no boxe, no skate e em treinos funcionais. 

São exercícios que o desafiam, física e psicologicamente, e que lhe dão mais prazer.

Para se candidatar ao L’Agence Go Top Model e fazer parte desta equipa, passe pelo casting a 19 de julho, no Hotel Intercontinental de Lisboa. O horário é das 10h às 18h.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.