No que diz respeito a tendências, aquelas que dizem respeito às cores são as melhores. Isto porque não são ditadas pelo clima, pelo que podem começar a ser postas em prática ainda antes de entrarmos nas estações a que elas se destinam. E uma das cores deste ano é uma reinterpretação de um tom bastante usado no ano passado.
Estamos a falar do vermelho, uma cor com a qual as marcas têm estado fascinadas desde o ano passado, quando a tonalidade que pisca o olho à cereja dominou as tendências por completo, tendo sido completamente impossível de ignorar. O outono de 2024 não vai ser exceção, mas traz uma versão mais profunda desta cor, tal como se tem visto nos últimos desfiles das marcas de luxo.
Podemos não gostar quando o vinho mancha a nossa roupa, mas é precisamente a cor dessa bebida que está em voga. A Saint Laurent e a Ferragamo apostaram as fichas todas nela, bem como a Prada e a Gucci. Aliás, até a Khaite aproveitou para se desviar das suas origens e, em vez da habitual paleta mais neutra, não ficou à margem desta tendência.
Isto significa que o vermelho mais escuro e denso, que fica bem em todos os tons de pele, veio para ficar – e vai figurar em blazers, saias, vestidos, camisas e até relógios, como se vê na nova coleção da Radiant. Mas desengane-se se acha que isto se aplica apenas à moda, porque os looks de beleza dos últimos tempos também têm tido este tom como protagonista.
Nos lábios, o vermelho vinho é o suficiente para dar mais sensualidade e energia ao look, sendo catalisador de autoconfiança – o Monster Lip Crayon, da Haus Labs, no tom Garnet Matte, é o exemplo perfeito disso. Mas esta é uma tendência que também se aplica a blushes ou a paletas de sombras.