Há quem consiga viver de blogues ou do canal de YouTube. Criam-se parcerias, com marcas a pagar para aparecer em artigos e/ou vídeos, e os influenciadores passam a ter aí a sua fonte de rendimento e um trabalho a tempo inteiro. Mas há quem vá mais longe.

Por ser considerada uma profissão com vários altos e baixos há quem queira criar um negócio mais rentável e fixo. Isso ou o simples facto de querer evoluir dentro da área tem feito com que cada vez mais influenciadoras criem as suas próprias marcas de roupa e acessórios.

A pioneira foi Chiara Ferragni, sendo que depois foram várias as que lhe seguiram as pisadas, até em Portugal. Mas comecemos pelo início.

Chiara Ferragni Collection, por Chiara Ferragni

Em 2009 Chiara Ferragni decidiu criar o seu blog The Blonde Salad. Depois disso já sabemos tudo: virou influencer de sucesso, estando muitas vezes nomeada pela Forbes como uma das pessoas mais influentes no mundo da moda. Depois de conquistar tudo o que havia para conquistar, lançou a sua própria marca. Criada em 2013, a Chiara Ferragni Collection começou por ter apenas uma linha de sapatos que entretanto já se alargou para acessórios e roupa com uma coisa em comum – o logótipo da marca: um olho. Madonna e Olivia Munn são fãs assumidas da marca italiana.

Two Songs, por Aimee e Dani Song

Two Songs é a marca criada por duas bloggers com grande popularidade que são também elas irmãs. Aimee e Dani Song estão por detrás da ideia que se concretizou no final de 2014. A marca vende essencialmente T-shirts e sweatshirts que são o essencial de qualquer guarda-roupa. No site oficial da marca assumem que este é um projeto diferente dos outros, por não produzir em massa e por os seus funcionários serem pagos de maneira justa. As irmãs quiseram produzir uma marca consciente e ética para elas próprias e para os seus seguidores. Os seus designs são pensados, criados e produzidos em Los Angeles. A Two Songs já conquistou várias bloggers de moda e lifestyle.

By Helena Bordon, de Helena Bordon

A marca da brasileira Helena Bordon, criada em 2015, é a única nesta lista que se dedica apenas a acessórios, e mesmo dentro deste segmento, apenas tem óculos. A marca By Helena Bordon nasceu da vontade da influenciadora de desenhar e criar peças únicas mas que possam ser usadas no dia a dia. São vários os modelos de óculos com diversas variações de cores e lentes, cada um com uma personalidade e mensagem diferente. A marca é apreciada por várias celebridades e influenciadoras dentro e fora do Brasil, como Alessandra Ambrósio e Candice Swanepoel.

Lovely Pepa Collection, por Alexandra Pereira

Alexandra Pereira começou por ser uma simples blogger de moda em Espanha. O blogue começou a crescer e a mentora da plataforma quis criar algo mais. Num dos muitos vídeos que publica no YouTube, Alexandra Pereira assume que o seu trabalho enquanto influenciadora digital poderá acabar, por isso criou a sua própria marca, em 2017. A Lovely Pepa Collection reflecte o seu gosto pessoal com algumas influências boho. No site, a marca assume que cria peças “femininas, para mulheres modernas, confiantes e ambiciosas”.

Corby by Bárbara, de Bárbara Corby

Criada em maio deste ano, Corby by Bárbara é a marca de T-shirts da youtuber portuguesa Bárbara Corby. Depois do canal de YouTube e das redes sociais, a influencer portuguesa achou que estava na altura de criar uma linha sua. Mas porquê só T-shirts? A youtuber explica no site oficial da marca que são peças que adora e que "todas as mulheres precisam de ter uma no armário”. A primeira linha de T-shirts conta com 4 modelos com o nome Mais Amor, Mais Aventura, Mais Atitude e Mais Beijos. Estas T-shirts são populares nas redes sociais, sendo que várias youtubers portuguesas já as compraram.

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