Aos 23 anos, Joana Pedro decidiu torna-se empreendedora e criar a sua própria marca. A jovem, licenciada em jornalismo e estudante de mestrado em Relações Públicas, achou que estava na altura de colocar em prática tudo o que tinha aprendido nas suas áreas de formação e comunicar assim um projeto que fosse seu e tivesse uma história.
Em maio deste ano nasceu a Ana Maria: uma marca de acessórios para o cabelo que homenageia uma avó e a história de uma família de origens africanas. Neste projeto, que conta apenas com três meses de existência, Joana pretende destacar as cores e os traços africanos nos acessórios que realçam a beleza e personalidade de quem os usa.
"O que eu queria fazer era trabalhar um conceito e não só uma marca. Todos os tecidos têm nomes de alimentos africanos dos quais a minha mãe sempre falou. Toda a comunicação é baseada em momentos e memórias porque é isso que a minha mãe me transmite. Eu queria que as pessoas se ligassem à Ana Maria e não apenas a uma marca de acessórios", conta a jovem em entrevista à MAGG.
"A verdade é que eu acho que primeiro quis a marca e depois pensei o que fazer. Na altura do confinamento deste ano eu estava em casa e, durante algumas pesquisas que fiz, percebi que os lenços iam ser uma tendência e vi aí uma oportunidade de negócio. O que fiz depois foi começar logo a pesquisar tecidos para criar a minha marca de lenços e acessórios para o cabelo", diz. Quanto ao conceito, sempre o quis ligar à história da família porque cresceu a ouvir as histórias da mãe sobre a avó que nunca chegou a conhecer em vida.
Atualmente a marca tem disponível três padrões (mandioca, jinguba e annona) e três modelos de acessórios (bandana, fita e scrunchie). O facto dos artigos serem todos feitos à mão, e mediante a necessidade, faz com que seja preciso encomenda e com que o tempo de entrega por vezes possa demorar alguns dias.
Todos os artigos da Ana Maria são costurados por uma amiga da família que ficou desempregada durante a pandemia. Para já, os acessórios são apenas para o cabelo, mas Joana refere que daqui para a frente isso pode mudar. "Eu quero usar a Ana Maria para crescer e aprender."
Apesar de lançada há apenas três meses, Joana conta que as vendas têm corrido muito bem e que nunca pensou que as coisas atingissem esta dimensão tão rápido. A juntar a tudo o que tem vindo a desenvolver até agora, este mês a marca deu mais um passo — desta vez solidário.
"Sempre quis que a Ana Maria fosse mais do uma marca e por isso quis associar-me a uma causa e algo que pudesse fazer realmente a diferença. Pesquisei associações ligadas ao nosso conceito e quando descobri a APOIAR decidi logo que ia ser aquela", conta, referindo que a zona de atuação da associação é inclusivamente numa das áreas onde a mãe cresceu. Desta forma, este mês, 15% das vendas de qualquer artigo da Ana Maria vão ter como destino a APOIAR - Associação Portuguesa de Apoio a África.
Os preços dos artigos da Ana Maria variam entre os 4€ e os 15€ e para que lhe cheguem a casa basta fazer a encomenda através da página de Instagram da marca.