A designer de moda britânica Vivienne Westwood morreu esta quinta-feira, 29 de dezembro, em Inglaterra. Tinha 81 anos, deixando para trás um importante legado no mundo da moda, assim como no ativismo, já que dava a cara por causas como as alterações climáticas e o combate ao consumismo. A notícia foi partilhada nas redes sociais da sua marca homónima.

"Vivienne Westwood morreu hoje, pacificamente e rodeada pela família, em Clapham, na zona sul de Londres. O mundo precisa de pessoas como Vivienne para fazer uma mudança para melhor", lê-se na publicação de Twitter, partilhada esta quinta-feira, 29, pelas 21 horas.

o
Vivienne Westwood. créditos: Instagram

A designer, que viria a conquistar o título de rainha da moda punk, nasceu a 8 de abril de 1941, em Inglaterra. Vivienne Westwood foi condecorada pela rainha Isabel II, em 1992, com a Ordem do Império Britânico, graças ao trabalho desenvolvido na indústria da moda e nas artes, e, em 2006, foi-lhe concedido o título de Dama.

Ao longo da carreira, Vivienne Westwood fez com que as coleções que apresentava servissem como "uma plataforma para fazer campanha por um mundo melhor". Por isso mesmo, sempre foi bastante transparente em relação às empresas fast fashion, dais quais não era apologista. Isto porque defendia, com unhas e dentes, o princípio de "buy less, choose well, make it last" (compra menos, escolhe bem, fá-lo durar mais, em português).

Morreu Pelé. Eterno rei dos relvados tinha 82 anos
Morreu Pelé. Eterno rei dos relvados tinha 82 anos
Ver artigo

Uma coisa é certa: Vivienne Westwood foi a protagonista do punk e, com as suas criações disruptivas, fê-lo ecoar por toda a indústria, sempre com um cunho sexy e provocador. Foi a mente por detrás de coleções icónicas como "Pirate" (1981), "Anglomania" (1993-94) e "Erotic Zones" (1995), vestiu inúmeras celebridades e Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker, usou uma criação da britânica no primeiro filme da saga "O Sexo e a Cidade". O icónico vestido de noiva (que não chegou ao altar porque Mr. Big desistiu do casamento) foi agora recuperado e fará uma aparição na segunda temporada de "And Just Like That".

"Ela teve uma vida incrível. A sua inovação e impacto nos últimos 60 anos foram imensos e continuarão no futuro", conclui o anúncio que dá conta da morte da designer. Recorde algumas das criações de Vivienne Westwood que vão ficar para sempre na memória.

Espreite a fotogaleria