Deixando para trás os dias quentes de praia e verão, a marca brasileira de swimwear Galpão 51 apresenta a "Tranquila Mente", uma coleção de comfortwear repleta de tie-dyes, que se propõe a trazer a atmosfera descontraída e sem preocupações do estilo de vida carioca para o outono/inverno português. 

Com o objetivo de inspirar o bem-estar, o conforto e um estilo de vida saudável em qualquer ambiente, a nova coleção da Galpão 51 é composta por quatro modelos de sweatshirts, três modelos de calças e três modelos de calções, todos eles únicos e produzidos artesanalmente.

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“O lançamento desta coleção relaciona-se também com o ‘novo normal’ que estamos a experienciar, que criou novas rotinas e em que se tornou, ainda mais importante do que o habitual, estar confortável em casa. Por esse motivo, a Galpão 51 lança a Tranquila Mente, com o intuito de ajudar a criar um refúgio pessoal, ao proporcionar momentos de relaxamento e bem-estar neste contexto atual tão desafiante”, afirma Inês Pereira da Costa, co-fundadora da marca em Portugal.

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Provenientes de diversas partes do mundo, os corantes utilizados resultam em cores especiais, como o verde, o lilás, o azul e o bege que foram escolhidas por transmitirem calma. Mas nem só de tie-dyes se faz o comfortwear da marca, pelo que é possível encontrar nestas peças de vestuário bordados do mantra “tranquila . mente // mente . tranquila” e da cadeira de praia típica do Rio de Janeiro.

“À semelhança da linha de biquínis e fatos de banho da Galpão 51, o processo de tie-dye é todo feito à mão, num pequeno atelier no Rio de Janeiro: primeiro as peças são amarradas para se definir a forma do tie-dye, posteriormente são tingidas uma a uma e, finalmente, passam pelo processo de fixação do tingimento”, afirma Joana Silveira Machado, co-fundadora da marca em Portugal.

Este processo é o coração da marca e está sempre presente em todas as coleções, resultando em peças únicas e diferentes, e numa proposta original que não se vê em Portugal, nem em nenhum outro país da Europa. 

A Galpão 51 chegou a Portugal em 2018, pela mão de duas empreendedoras portuguesas, Joana Silveira Machado e Inês Pereira da Costa. No decorrer dos sete anos em que viveram no Brasil, as jovens amigas conheceram e apaixonaram-se pela Galpão 51, acreditando que a energia e identidade única da marca – que se espelha em swimwear de qualidade, com tie-dyes originais e cortes simples que facilitam as linhas do bronzeado – seria ideal para acrescentar mais cor ao verão português.

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Joana Silveira Machado e Inês Pereira da Costa, responsáveis pela marca em Portugal

Eram fãs da marca quando viviam no Brasil e, em 2018, começaram as conversações para trazer a Galpão 51 para Portugal e, apesar de ter começado como um "side business" para ambas quando regressaram a terras lusitanas, a intenção foi sempre de crescer.

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"Há sempre espaço no mercado para uma marca com uma proposta de valor como a nossa, desde a qualidade dos tecidos aos próprios cortes mais simples, passando pelo diferencial do tie-dye", diz Inês.

Atualmente, a marca é tão brasileira quanto portuguesa e as co-fundadoras da Galpão 51 em Portugal referem que, num futuro próximo, o seu plano será ultrapassar as fronteiras nacionais e fazer chegar a marca carioca a outros países europeus.

A Galpão 51 foi criada no Rio de Janeiro por Maria Lara Belfort, em 2014, num armazém – galpão no vocabulário brasileiro.

Disponível nos tamanhos S, M e L, e com PVP’s entre 47€ e 65€, a coleção Tranquila Mente já está disponível no site de e-commerce da Galpão 51 e na loja multi marcas "Nossa Concept" no Bairro Alto.