Quando esta altura do ano chega e o frio não quer dar tréguas, os casacos são a melhor forma de se proteger. E se há uma peça que consegue conjugar estilo, conforto e praticidade é o casaco de pelo, que este ano é super tendência. Quer uma prova disso? Bem, basta ir ao TikTok e ver o último vídeo de Helena Coelho, que não resistiu a mostrar o seu mais recente achado ao mundo.

"Podemos falar deste casaco que comprei ontem na Primark?", começa por perguntar a influenciadora, enquanto mostra a peça que a conquistou. Depois de uma busca exaustiva por casacos semelhantes, como na Mango, onde viu um modelo que custava o "dobro", rendeu-se ao modelo da retalhista irlandesa.

Por isso, é caso para dizer que o charme deste casaco não está apenas no pelo, mas também no preço ultra-competitivo. Isto porque custa apenas 44€ (se quiser uma alternativa ainda mais barata, espreite esta da MO, da qual já lhe falámos). A par disso, está disponível do XS ao XL, pelo que opção é coisa que não falta, conforme quiser que lhe assente.

Quanto ao capuz com que a peça conta, Helena Coelho é honesta: não é fã. "Este aqui é fixe porque ele nem é muito comprido. Só lhe tirava o capuz", continua. Contudo, não há como não reconhecer a sua utilidade, especialmente em dias mais chuvosos, em que faz com que fique protegido e não perca a elegância que qualquer look de inverno pede.

Espreite a peça

Claro que nem tudo é glamour, uma vez que o pelo levanta uma questão incontornável: o debate que opõe a ética e a estética. Usar peles verdadeiras significa apoiar uma indústria há muito criticada pela crueldade animal. Já o pelo sintético, embora cruelty-free, é feito de materiais que não são biodegradáveis, pelo que demoram séculos a desaparecer dos aterros. Então, qual é a solução?

Ou comprar em segunda-mão ou investir em marcas como Gucci e Toteme, que reinventaram o shearling e a lã, criando casacos tão macios e impactantes como os visons da avó, mas sem o peso da crueldade (Hailey Bieber já é fã, o que só aumenta o desejo). E, claro, Stella McCartney continua na linha da frente da inovação, tendo apresentado os modelos "Fur-Free-Fur".