Em filipino, a palavra "Tiwala" significa confiar. Além desse significado, é também o nome da marca portuguesa que mereceu a confiança de Joana Pereira, irmã mais nova da atriz da TVI, que acaba de lançar uma coleção cápsula de fatos de banho em parceria com a mesma.
Em 2022, Joana Pereira esteve internada numa unidade de queimados devido a queimaduras no peito, braço e mãos, resultado de um acidente com uma lareira a bioetanol. E foi precisamente esse acidente que a inspirou a conceber estes fatos de banho, adaptados às suas necessidades e às de todas as mulheres que, tal como ela, querem ir à praia protegidas e "sem receio do olhar dos outros".
A linha contará com três modelos diferentes, mas o eleito para se constituir como pontapé de saída foi o Pitaya, lançado este sábado, 8 de abril. No entanto, todos têm uma coisa em comum: contam com um tecido reciclado como matéria-prima, que tem proteção contra os raios solares nocivos (proteção UPF50+, diga-se). Além disso, são reversíveis, pelo que poderá ter dois fatos de banho num só, com cores que vão do lilás ao vermelho, passando pelo clássico preto.
Mas nem só o manancial de tons disponíveis faz com que estas peças sejam versáteis – o facto de cada mulher poder fazer alterações com base nas suas necessidades também pesa bastante. Sempre consultando o orçamento junto da marca, as clientes podem pedir modelos com ambas as mangas, só com uma ou nenhuma, assim como se as querem agregadas ou soltas do fato de banho. A par disto, o formato das cuecas também é personalizável, assim como a gola e as conchas que adornam todas as peças.
"Este é só o primeiro e já é pensado desde que eu estava dentro do hospital", explica Joana Pereira, nas stories do Instagram, acrescentando que "mais do que bonitos, [os fatos de banho] são úteis" – e é isso que a deixa "realmente feliz". E o lema que quer passar com estas criações é simples: "ama-te como és, mas, acima de tudo, como estás".