Novo layout, caixas self-checkout e botões de ajuda nos provadores. Estas são as novidades da renovada loja da Stradivarius no Centro Comercial Colombo, em Lisboa. Depois de um período encerrada para obras, agora é possível entrar numa loja com mais metros quadrados e com os balcões de compra em sítios diferentes.
No entanto, as caixas com funcionários existirão apenas para devoluções e ajuda ao cliente. A Stradivarius reabriu com um novo conceito de caixas self-checkout, como já se viu antes na loja de roupa Lefties, com o propósito das compras dos consumidores serem feitas com maior rapidez. Estas caixas dividem-se em caixas de pagamento com cartões e dinheiro e em caixas exclusivas para pagamentos eletrónicos.
Os provadores também sofreram alterações. Na ponta oposta onde costumavam ser antes das obras, foi incorporado um sistema tecnológico para facilitar a vida do cliente. Quando levar os produtos para experimentar, pode tocar na campainha e pedir ajuda a um colaborador. Irá acender-se uma luz no provador para o funcionário saber quem o chama, e irá buscar a peça por si.
A possibilidade de “click and collect”, onde o consumidor compra um produto online e depois levanta em loja, também foi renovada. Agora, se tiver a aplicação da Stradivarius e entrar na loja para recolher uma encomenda, os funcionários receberão um alerta de que entrou no espaço e irão recolher o seu produto, de forma a que o seu tempo de espera seja reduzido.
O novo conceito de loja, intitulado de “Wave”, que se baseia no uso de materiais naturais criando texturas e relevos nas paredes, distribui a roupa pelo espaço de forma uniforme e simples, criando outro tipo de protagonismo.
O foco são agora os manequins alinhados na entrada da loja e os charriots os pendurados no teto, para existir mais fluidez na navegação na loja. As paredes brancas remetem para um sentimento de claridade, em contraste com as madeiras castanhas espalhadas pelo espaço.
A loja tem também uma nova aplicação interna para ajudar na sustentabilidade. Com este recurso, os funcionários conseguem regular remotamente os consumos da climatização do consumo e da energia da loja, para ajudar numa melhor experiência dos clientes enquanto exploram o novo espaço.
A ideia da empresa Inditex, detentora também da Zara, Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka, Oysho e Zara Home, é aplicar este novo conceito em todas as lojas que conseguirem expandir. Antes da nova loja Stradivarius no Colombo, abriu no Almada Fórum a primeira loja da marca com este conceito.