João Montez, 30 anos, apresentador de televisão, e João Ventosa, 31, médico ortopedista, são amigos desde crianças e, apesar da vida profissional os ter afastado fisicamente, nunca perderam o contacto e decidiram agora embarcar uma aventura juntos, ainda que à distância.

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Motivados pela situação pandémica e pela crescente valorização do conforto (algo a que sempre deram muita importância), os dois amigos lançaram oficialmente esta sexta-feira, 30 de julho, a Literall uma marca de roupa 100% portuguesa focada num conceito prático, útil, livre de género e que pode ser usada em qualquer ocasião.

"Esta marca é fruto de uma amizade de mais de 20 anos. A vida encarregou-se de nos separar fisicamente, o João Ventosa é médico, vive na Alemanha, e sendo médico sempre sentiu a necessidade de estar confortável no dia a dia. Ele sempre me desafiou a criarmos algo juntos e isto culminou com o início da pandemia em que todos fomos obrigados a parar e percebemos que tínhamos de nos sentir confortáveis", explica João Montez em entrevista à MAGG.

As peças, pensadas do início ao fim por João Montez e João Ventosa, são produzidas numa fábrica em Barcelos. Depois de muito procurarem, conseguiram encontrar o espaço que os deixa participar em todas as fases do processo de confeção e que vai ao encontro dos princípios e valores defendidos pela Literall.

Para João Montez, um dos aspetos que distingue a Literall das outras marcas presentes no mercado é a qualidade das peças de roupa. "Não é uma marca portuguesa, mas da qual não sabemos de onde vêm as coisas. O que nós queremos mostrar é que 'o que é nacional é realmente bom'. Queremos, mais do que nunca, dinamizar a marca ao máximo e estar presentes também nas comunidades portuguesas lá fora", continua o empresário.

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Além deste aspeto, o grande objetivo dos dois amigos era também criar uma marca fosse livre de qualquer preconceito ou ideia preconcebida: por esse motivo ser livre de género. "É uma marca literalmente para qualquer um", afirma o apresentador.

Sea And Sand e Hommies Home são as duas coleções que marcam o lançamento da marca. A primeira, João descreve como uma coleção "mais virada para o verão" pois apresenta um tecido toalha ideal para levar para praia uma vez que permite uma secagem rápida quando molhado. Esta coleção está disponível nos tons verde menta, azul vívido, rosa energético e castanho areia. No que diz respeito à diferenciação da parte de cima dos modelos, existem duas opções: uma livre de género e outra girl friendly, com uma t-shirt crop top. Já os calções são, unicamente, unissexo.

A Hommies Home, disponível em azul mar, rosa pastel, amarelo torrado e cinza, é uma coleção mais clássica, assente nos moldes da primeira, mas com o objetivo de aliar o conforto do tecido a um estilo único, adaptado a qualquer ocasião para que possa ser usada em casa, no trabalho ou a fazer desporto. Em ambas as coleções os tamanhos disponíveis são S/M e M/L.

Além de continuarem a apostar na qualidade dos produtos em todas as coleções, que pretendem lançar consoante as estações do ano, o objetivo da marca é também ser, até 2022, 100% sustentável.

As peças da Literall têm preços que vão desde os 29,90€ aos 115€ e podem ser encomendadas através do site. Até 31 de julho os portes são grátis para qualquer encomenda feita em Portugal.

Percorra a galeria e conheça algumas das peças das coleções Sea And Sand e Hommies Home.

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