Donald Trump é, oficialmente, o presidente dos Estados Unidos. Esta segunda-feira, 20 de janeiro, o magnata fez o juramento como 47.º presidente, marcando o início do seu segundo mandato não consecutivo. A cerimónia, tradicionalmente realizada no exterior do Capitólio, foi transferida para a Rotunda do Capitólio devido às temperaturas baixas que se fazem sentir em Washington.

A cerimónia começou com um serviço religioso na Igreja de São João, seguido de um encontro na Casa Branca entre Trump e Joe Biden, o agora antigo chefe de Estado. Junta, a dupla dirigiu-se até ao Capitólio para a cerimónia – mas não sem tirar uma fotografia com as respetivas mulheres antes, Melania Trump e Jill Biden.

"A era dourada da América começa imediatamente. Deste dia em diante, o nosso país vai florescer e ser respeitado pelo mundo fora", foram as primeiras frases proferidas pelo magnata, aquando do seu discurso. "A nossa soberania vai ser retomada, a nossa segurança vai ser restaurada", continuou, dizendo que "a politização do sistema judicial vai terminar".

Sem descurar os "desafios que tem pela frente", fruto do facto de o governo estar a ser "desafiado por uma crise de confiança", Donald Trump também abordou algumas catástrofes que se têm feito sentir no país ultimamente, nomeadamente os fogos que deixaram partes do estado da Califórnia completamente devastadas.

"A minha recente eleição é um mandato para reverter as horríveis traições que tiveram lugar e dar de volta às pessoas a sua riqueza, fé e a sua liberdade. Deste momento em diante, o declínio da América acabou", frisou. "Fui salvo por Deus para tornar a América grandiosa novamente", acrescentou, referindo-se à tentativa de assassinato de que foi vítima em julho.

Para ver o presidente dos Estados Unidos a tomar posse, várias foram as figuras presentes. Contudo, houve uma que se destacou pelo look que usou: a nova primeira-dama dos Estados Unidos. Melania Trump optou por um conjunto preto de Adam Lippes, que complementou com um chapéu de grandes dimensões de Eric Javits (e que, por isso, lhe tapava o rosto).

Nas redes sociais, os comentários cómicos não tardaram em fazer-se ouvir. "Por que raio é que a Melania Trump parece o Hamburgler?", "Hoje, a Melania está de luto. Mais quatro anos ao lado deste palhaço", "A Melania Trump parece os desenhos animados do 'Spy vs Spy'" foram apenas algumas das apreciações feitas.

Quem também fez tinta correr por causa do look eleito foi Ivanka Trump. A filha mais velha do presidente dos Estados Unidos optou por um fato verde com assinatura Dior, que complementou com luvas pretas e uma das carteiras mais icónicas da casa francesa: a Lady Dior, popularizada pela princesa Diana.

Contudo, estas não foram as únicas pessoas a tirar as melhores peças do guarda-roupa para se vestirem a rigor. De convidados como Mark Zuckerberg e Elon Musk, que apostaram em fatos, assim como a antiga vice-presidente, Kamala Harris, à família do novo chefe de Estado, espreite a fotogaleria e veja como se aperaltaram os presentes.

Clique na fotogaleria