Deixe lá de lado a ideia de que a gola alta é apenas sinónimo de camisolas de malha que nos faziam revirar os olhos em miúdos. Na estação que aí vem, esta silhueta vai ter uma nova vida e transformar-se num statement absoluto em casacos e sobretudos. É uma solução prática para cortar o vento ou enfrentar o frio, mas, ao mesmo tempo, dá atitude e uma sofisticação que se impõe logo à primeira vista.

Casacos de pelo ou vestidos. 18 peças deslumbrantes da nova coleção da Mango que queremos para ontem
Casacos de pelo ou vestidos. 18 peças deslumbrantes da nova coleção da Mango que queremos para ontem
Ver artigo

A par do casaco viral da Zara, que tinha precisamente esta característica diferenciadora, as passerelles não mentem. Victoria Beckham, Stella McCartney, Chloé, Khaite e Gabriela Hearst colocaram este género de peças no centro das coleções de outono/inverno 2025. Há versões em pele, modelos em lã e ainda propostas em tecidos técnicos prontos para enfrentar as intempéries das estações frias com muita pinta.

Como usar? Bem, a Altuzarra, por exemplo, mostrou um casaco oversized em pele, combinado com calças balão, duas tendências fortes a dialogar numa mesma proposta. A Khaite apostou numa versão buttery-soft em pele, num tom verde-azeitona, coordenada com uma maxi saia igualmente em pele. Já a Tibi deu uma nova roupagem ao trench coat, colocando-lhe esta gola vistosa.

Inspire-se com estas fotos

Apesar da popularidade atual, este detalhe não surgiu do nada. Durante a era Phoebe Philo na Celine, a gola alta marcou presença de forma consistente e, desde que a criadora lançou a sua marca homónima em 2023, tornou-se um elemento constante no seu guarda-roupa conceptual. Agora, parece que ganhou vida própria e está em todo o lado, incluindo nas marcas mais acessíveis.

O mais fascinante é a versatilidade deste detalhe. Encontramo-lo peças de camurça, ganga, pele, malha e até versões impermeáveis, como em silhuetas cropped que remetem para bombers (que voltaram a estar na berra, já agora), em trench coats e em sobretudos amplos que parecem autênticas armaduras.

Posto isto, se esta estação quer levantar a gola não só por uma questão de se proteger do frio, mas porque quer mostrar que está a par das tendências, fomos à procura de alguns modelos para que possa fazê-lo. Encontrámos 10 sugestões de marcas como Zara, H&M, Mango, COS ou Arket, com preços que se compreendem entre os 49,95€ e os 199€.

Espreite as nossas sugestões