![Super Bowl ou desfile glamoroso? Veja os looks destes 16 atletas, que deram tudo no dia de jogo](/assets/img/blank.png)
A Super Bowl é um dos eventos mais antecipados do ano pelo público norte-americano – e passou num ápice. Este domingo, 9 de fevereiro, a Caesars Superdome, em Nova Orleães, foi ao rubro com a última partida da National Football League (NFL), que opôs os Kansas City Chiefs aos Philadelphia Eagles, sendo que foram estes últimos a levar a taça para casa.
Já aqui lhe falámos dos vários acontecimentos da noite, que foram do facto de Taylor Swift ter sido vaiada aos aplausos a Donald Trump, o primeiro presidente dos Estados Unidos a ver a partida presencialmente. Como não podia deixar de ser, também já lhe mostrámos o que vestiram algumas das celebridades que picaram o ponto no jogo.
Contudo, nem só de quem se senta na bancada se faz a festa no que diz respeito a looks pomposos. Os atletas também entram no jogo – e fazem-no com um propósito que vai muito além da vaidade. No universo da NFL, a moda é uma afirmação, um reflexo da identidade e, em muitos casos, até um ato de resistência. Não é por acaso que as chegadas dos atletas ao estádio são autênticos desfiles.
A relação entre o futebol americano e a moda é antiga, mas tem ganhado uma nova dimensão nos últimos anos, especialmente entre os jogadores negros, que encontram na roupa uma forma de controlo sobre a sua própria imagem, diz a "Essence". Isto porque se trata de uma liga onde os corpos destes atletas são explorados sem grande consideração pelo seu bem-estar, pelo que vestir-se bem é mais do que estética – é reivindicação.
Assim, os desfiles que se montam à porta dos estádios – como aconteceu este domingo, 9, em Nova Orleães – são um lembrete visual de que os desportistas são mais do que números numa camisola, mais do que peças num sistema que frequentemente os descarta quando deixam de ser úteis. E a moda dá aos jogadores da NFL algo que o desporto não lhes pode dar: uma vida para lá da liga.
Este ano, os looks dos desportistas não desapontaram. Ame-se ou odeie-se, todos eles fizeram com quem a entrada na Caesars Superdome não passasse despercebida. Do fato com brilhos de Travis Kelce, que parecia ter saído de um filme dos anos 70, ao mega casaco de pelo de Deandre Hopkins, passando pela mega Birkin, da Hermès, de Saquon, espreite os looks dos atletas.
Clique na fotogaleria
Créditos: Instagram/@upnextdesigner e @nflstyle