A ModaLisboa está, oficialmente, de portas abertas. Esta é a 61.ª edição do evento, que assume o tema À La Carte, tendo começado esta quinta-feira, 5 de outubro, com as habituais Fast Talks. Já os desfiles arrancaram na sexta-feira, 6, com o Pátio da Galé, em Lisboa, a encher-se de sangue novo (literalmente).

Como já é costume, o pontapé de saída desta edição foi o desfile de Sangue Novo, um projeto destinado a designers emergentes, cujo objetivo é premiá-los e destacá-los. Dos dez selecionados pelo júri, presidido por vários criativos do mundo da moda, Bárbara Atanásio, Diogo Mestre, Gabriel Bandeira, Isza, Maria do Carmo Studio e Çal Pfungst​ foram finalistas.

Os jovens designers apresentaram as suas coleções, que em nada tiveram que ver umas com as outras. Das vibes anos 90, vindas das peças de Bárbara Atanásio, à mistura de texturas e volumes de Çal Pfungst, que foi finalista da última edição do concurso, passando pelas cores de Diogo Mestre, talento foi coisa que não faltou.

ModaLisboa. Fashionistas elegem famosos com menos pinta (há respostas surpreendentes). Veja o vídeo
ModaLisboa. Fashionistas elegem famosos com menos pinta (há respostas surpreendentes). Veja o vídeo
Ver artigo

O vencedor do concurso será conhecido em março, altura até à qual os finalistas terão de ter uma coleção pronta. Aquele que sair vitorioso ganha a possibilidade de frequentar um mestrado em design de moda na escola IED de Milão, Itália, no valor de 24 mil euros.

Este sábado, 7 de outubro, a festa continua no Pátio da Galé. Estão agendadas as apresentações de Luís Buchinho, Ricardo Andrez, Nuno Baltazar, Kolovrat e Carlos Gil.

Veja as coleções dos finalistas.

Çal Pfungst

Bárbara Atanásio

Diogo Mestre

Gabriel Bandeira

Maria do Carmo Studio

Isza