O Exxxotic Lisboa regressa a Lisboa de 19 a 21 de setembro de 2025, e irá decorrer no Pavilhão Carlos Lopes, mesmo junto ao Marquês de Pombal. O evento tem a ambição de trocar o “choque” que o sexo por vezes causa em muita gente por um discurso mais massificado e acessível a todos. A organização apresenta o festival como um evento multifacetado, que junta palestras, workshops, performances de dança e artes performativas, drag e expositores, com curadoria para um público adulto (+18). Os bilhetes já estão à venda via Ticketline.
Este novo posicionamento representa um desvio em relação aos salões eróticos que marcaram a cena nacional desde meados dos anos 2000 — edições focadas sobretudo em shows ao vivo e “estreias” mediáticas. O Exxxotic propõe-se ser um capítulo novo, mais reflexivo e plural, mantendo a vertente artística.
A programação inclui mais de três dezenas de conversas, dinâmicas e workshops distribuídos ao longo de três dias, com áreas temáticas (como tantra), sessões de slow/speed dating em ambiente seguro e acolhedor, e momentos imersivos sobre sexualidade consciente, toque terapêutico e práticas sensoriais. A grelha prevê ainda performances de pole dance e burlesco, e a participação de escolas e coletivos das artes performativas de Lisboa.
Entre os convidados anunciados pela organização surgem perfis do ecossistema da educação sexual e do sex tech, como a sexóloga Aline Castelo Branco, fundadora da plataforma Escola para Homens; e projetos independentes de retalho e curadoria de bem-estar sexual, caso da Banana & Pêssego. Em paralelo, estruturas locais como a Stage81 — escola lisboeta com oferta regular de burlesco e exotic pole — são apontadas pela comunicação do evento para dinamizar a vertente de espetáculo.
Este é um festival exclusivo para maiores de 18 anos, com entrada única (ao sair, não há reentrada) e conteúdos em português e inglês.