Paulo Peregrino, de 61 anos, lutava contra um cancro há 13. Preparava-se para ser encaminhado para os cuidados paliativos, numa fase em que não existiam quaisquer expetativas de cura. Isto até ser submetido a um tratamento revolucionário que o deixou sem tumores.
O brasileiro integra um grupo de pelo menos 14 pacientes que foram tratados com CAR-T Cell, na cidade de São Paulo, Brasil. Todos eles tiveram uma remissão de pelo menos 60% dos tumores. A remissão do cancro ocorre quando os tumores diminuem ou desaparecem.
Esta nova técnica no combate ao cancro vai ser aplicada a mais pessoas. Como não é barata, acaba por não estar acessível na maioria dos países. No caso do Brasil, atualmente só está disponível no privado e tem o custo de quase 400 mil euros por paciente.
Paulo Peregrino foi submetido ao tratamento em abril deste ano e, em apenas um mês, testemunhou a remissão completa do seu linfoma, assim como nota o site G1. O brasileiro teve alta hospitalar no domingo, 28 de maio. Este é o caso mais recente de remissão completa num curto período de tempo.
De acordo com o mesmo site, esta terapia combate a doença através de células de defesa do paciente modificadas em laboratório. A sua aplicação está a ser estudada para três tipos de cancro: leucemia linfoblástica aguda, linfoma não Hodgkin de células B e mieloma múltiplo.