Após a desistência de Tiago Jaqueta e Dina Guedes muito se tem comentado sobre as escolha dos casais do programa da SIC "Casados à Primeira Vista", selecionados pelos especialistas. Para entendermos um pouco do método de 'match' dos pares falámos com Ana Costa Soares, especialista em Human Design (Design Humano), que ajudou no processo com os seus conhecimentos nesta nova abordagem do autoconhecimento.

"Casados à Primeira Vista". Depois de uma relação conturbada, Tiago e Dina escolhem o divórcio
"Casados à Primeira Vista". Depois de uma relação conturbada, Tiago e Dina escolhem o divórcio
Ver artigo

O Human Design sintetiza princípios da Genética e Física Quântica com a sabedoria de Ciências Ancestrais. Também é chamada de ciência da diferenciação, porque estuda a natureza única de cada ser humano.

"É uma espécie de mapa genético que não implica tirar sangue à pessoa. É importante o momento de nascimento, tal como no mapa astral. Quando faço uma análise explico como funciona a mecânica orgânica da pessoa, de acordo com um gráfico (surge a partir de um software ao qual os especialistas em Human Design têm acesso). Vejo como funciona o lado emocional e intuitivo, entre outras ferramentas práticas", simplificou a especialista, que confessa estar sempre a estudar.

especialista
Ana Costa Soares é especialista em Human Design créditos: Ana Costa Soares

Ana Costa Soares é formada em Engenharia Civil e encontrou esta área em 2012 numa consulta médica. "Eu sempre gostei muito da dimensão humana e do próprio cosmos. [A partir do momento em que conheceu o Human Design] foi uma paixão lenta. A minha mente muito cética não me permitiu uma rendição a esta ciência de forma muito apaixonada, porque há partes que ainda não estão provadas cientificamente. Eu comecei a estudar este sistema, em certa medida hipócrita, à procura de uma falha. Como não conseguia validar cientificamente, tentei empiricamente e experimentei na minha vida para ver o que acontecia: senti um levantamento de peso, porque comecei a fazer escolhas mais adequadas aquilo que é a minha natureza", assumiu.

"No desenvolvimento pessoal há muito isto de sermos nós próprios, só que as pessoas às vezes não sabem como fazer isso, por isso esta ferramenta do Human Design traz para a prática essa aproximação com a nossa verdadeira essência", acrescentou a especialista.

A aplicação do Human Design no programa "Casados à Primeira Vista"

A participação de Ana Costa Soares no programa da SIC não é tão permanente como a dos outros especialistas, mas esteve reunida com todos os casais quando foi feita a avaliação de cada match e ainda não foram transmitidas todas as consultas que deu.

"É muito importante o autoconhecimento nas relações, porque não é possível ter uma relação saudável com o outro se não tivermos connosco. O meu contributo foi de duas formas: primeiro uma análise individual de cada um e depois uma análise da parceria, da relação, com o intuito de detetar os pontos de tensão, o terreno comum que devem pisar quando estão chateados. Trazer isso para o consciente ajuda muito, dando estratégias para amenizar esses pontos. Ao mesmo tempo, ao conhecerem o perfil um do outro abre um grau de tolerância maior", esclareceu a especialista.

Ana Costa Soares deu como exemplo a sessão que fez com a Doina e o Uicãa: "São gráficos bem distintos. A Doina é muito disciplinada, estruturada, e o Uicãa é muito fluído, vive completamente no agora. A sessão com eles foi muito importante, porque me foco muito no amor próprio, e eles compreenderam o quão diferente são um do outro."

Comentando as polémicas desta edição, nomeadamente a desistência de Tiago e Dina e os conflitos que têm existido entres os casais, a especialista considera: "[A traição de Tiago] estava completamente fora do alcance da nossa visão. Não tínhamos como adivinhar. [Quanto aos outros casais] não há relações sem problemas e as ferramentas que dou são para lidar exatamente com eles. É uma experiência imersiva muito rica para os casais e é bom também para quem está em casa ver como as situações são resolvidas."

"Houve intimidade no último dia". Tiago Jaqueta admite a traição a Dina na lua de mel
"Houve intimidade no último dia". Tiago Jaqueta admite a traição a Dina na lua de mel
Ver artigo

A especialista sublinhou que não faz futurologia e é importante distinguir o Human Design da terapia de casais, uma vez que nesta abordagem o foco está no autoconhecimento, na natureza individual.

Qualquer pessoa pode aceder ao seu gráfico gratuitamente – ainda que com menos detalhes do que o software dos especialistas em Human Design permite – no site 'My Body Graph', indicado pela especialista.

Ana Costa Soares iniciou os estudos na Escola Internacional de Human Design – Desenho Humano em 2013. Terminou a sua certificação como analista em 2017 e, entretanto, procurou estar apta para formar alunos até que foi convidada para ser professora da área no próprio local onde se formou. "É um grande orgulho para mim. O ensino veio por consequência, porque as pessoas começaram a incentivar-me", admitiu.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.