Quem já não teve de lidar com dores musculares persistentes e incomodativas? Aparecem quase sem avisar e são transversais a toda a gente, independentemente da idade, do género ou até do grau de atividade diária. Mas agora, combater as dores, o cansaço e a fadiga muscular é ainda mais fácil graças a uma planta selvagem presente na gama Arnica da Boiron.

Ora devido aos chamados "maus jeitos" que damos durante a noite ou porque não aquecemos bem antes de começar a treinar, as dores musculares são bastante comuns e podem envolver mais do que um músculo, ligamentos ou tendões. E as causas não se limitam apenas aos dois cenários que acabámos de descrever.

Na verdade, podem surgir também devido a uma má postura adotada ao longo do dia; decorrente de um esforço excessivo durante uma determinada atividade; da tensão muscular numa ou em mais áreas do corpo; ou até de stresse acumulado.

Seguido destes fatores encontra-se o processo de inflamação que tem como principais sintomas a dor, o calor e a vermelhidão na área afetada, edema e perda ou diminuição da função nos membros afetados.

Mas há ainda outro ponto a ter em atenção — a fadiga muscular. É um termo do qual certamente já terá ouvido falar, mas sabe exatamente o que significa? Como o nome indica, trata-se da incapacidade do organismo em manter a força muscular para realizar uma qualquer tarefa que requeira algum esforço físico como, por exemplo, subir as escadas.

Da fadiga muscular podem resultar cãibras (contrações involuntárias, prolongadas e extremamente dolorosas), contraturas ou até mesmo espasmos musculares.

Face a qualquer um destes cenários, é necessário tomar algumas medidas. E é aqui que entra a planta selvagem Arnica montana que o vai ajudar a lidar com o problema de forma mais eficiente e eficaz.

A planta selvagem para dizer adeus às dores musculares

"Mas, afinal, que planta é essa?". Vamos explicar. Arnica montana é uma planta selvagem geralmente encontrada nas regiões montanhosas da Europa Central.

Esta planta identifica-se tanto pelo seu caule aveludado como pela flor em tons de amarelo-alaranjada e tem vários compostos com propriedades terapêuticas como:

  • Lactonas sesquiterpénicas, incluindo helenalina, com propriedades anti-inflamatórias e anti-equimóticas;
  • Óleos essenciais, como timol que é usado pelas suas propriedades antisséticas;
  • Flavonóides, com propriedades anti-inflamatórias.

O uso da planta Arnica montana tem, por isso, uma ação completa no combate às dores musculares.

Não só tem um efeito anti-inflamatório e analgésico, como dispõe ainda de um efeito vasoprotetor passível de ser usado em vários locais de ação — atuando sobre músculos, tendões, ligamentos, capilares e veias.

Agora que já conhece as principais vantagens da Arnica, vai gostar de saber que há uma gama que a incorpora nos seus produtos para que dores, tensões ou fadiga muscular sejam coisa do passado.

Uma gama completa com Arnica para os seus cuidados diários (sem dores musculares)

Falamos da gama Arnica da Boiron que disponibiliza vários produtos para vários tipos de lesões.

Um dos produtos que pode ter sempre consigo é o Arnigel que, como o nome indica, junta todos os benefícios desta planta selvagem, mas em gel. E está adequado para dores musculares resultantes de traumas benignos — como um simples "galo" na cabeça.

O Arnigel é um gel de fácil aplicação, não é gorduroso e oferece um efeito fresco e calmante na zona afetada. Deve aplicar, logo que possível, na zona dolorosa com uma ligeira massagem até o seu corpo o absorver. Deve reaplicar uma a duas vezes por dia. O Arnigel, que conta com uma ação anti-inflamatória, analgésica e antiequimótica, está disponível em dois formatos: num tubo de 45 gramas, perfeito para levar consigo nas viagens, ou um tubo de 120 gramas para uso frequente ou sobre grandes áreas da pele.

"Mas o meu problema é a fadiga muscular", pode estar a dizer à medida que vai lendo este texto. Se assim o é, recomendamos o Arnicrème que favorece a recuperação muscular e, melhor ainda, não é oleoso nem seca a pele.

Graças à presença de Arnica montana e da sua tripla ação, este produto está pensado para favorecer a recuperação progressiva após o treino. Deve, por isso, aplicar três vezes ao dia, utilizando movimentos circulares, nas zonas mais afetadas e massajar até uma completa absorção por parte do corpo.

Para o alívio rápido e eficaz da tensão muscular do dia a dia, recomendamos o uso de Arniroller — um gel fresco e suavizante produzido à base de extrato de plantas frescas de Arnica montana.

Indicado para tensões musculares em zonas como o pescoço, ombros ou costas, decorrente de acumulação de stresse ou postura incorreta, o Arnirroler pode ser usado três vezes ao dia, através da aplicação de uma camada fina na zona afetada. Pode ser usado por toda a família e é muito fácil de transportar.

A gama Arnica da Boiron está disponível em farmácias e parafarmácias em todo o País. Para conhecer mais sobre a oferta da Boiron, visite o site oficial.