Seis jovens portugueses, em casa como muitos outros, juntaram-se pelo ecrã para discutir como aglomerar numa só plataforma online vários serviços que entreguem aquilo de que precisamos sem precisarmos de sair de casa. Assim nasceu o “Quietinho Em Casa”.

Do Uber Eats e Glovo, passando pelas farmácias online, o Continente, o PãoemCasa, e a iniciativa solidária Vizinho Amigo (que faz compras pelos idosos e entrega-as em sua casa gratuitamente), há no total 44 serviços disponíveis. Contudo, ainda que nestes tempos difíceis tenham surgido outros sites que incentivam o isolamento social para nos protegermos, este tem a particularidade de ser acessível até para os mais idosos.

COVID-19. É seguro pedir comida pela Uber Eats, Glovo ou a restaurantes que entregam em casa? Uma médica explica
COVID-19. É seguro pedir comida pela Uber Eats, Glovo ou a restaurantes que entregam em casa? Uma médica explica
Ver artigo

"O momento que estamos a viver é de grande preocupação para todos e o nosso maior receio prende-se com a dificuldade que os nossos pais e avós têm em cumprir o isolamento social. Foi dessa preocupação que surgiu a ideia de encontrar uma solução que trouxesse a conveniência das compras online para todas as gerações, com a mesma facilidade", refere em comunicado Bárbara Campelo, responsável pela comunicação do projeto.

E como é que isto é feito? Com a aposta do “Quietinho Em Casa” numa vertente educacional para os mais idosos através de tutoriais explicativos e simples disponibilizados nas redes sociais do projeto que revelam como fazer as encomendas online. É o caso do YouTube onde há vídeos que ensinam "Como usar o site das Farmácias Portuguesas" ou "Como fazer uma encomenda NoMenu".

Covid-19. Temos mesmo de tomar suplementos vitamínicos agora que estamos em casa? Um médico explica tudo
Covid-19. Temos mesmo de tomar suplementos vitamínicos agora que estamos em casa? Um médico explica tudo
Ver artigo

As encomendas devem sempre ser feitas sem esquecer que não vale a pena fazer compras excessivas de forma a que o serviço possa funcionar sem condicionamentos ou causar escassez de bens, pensando sempre num consumo justo para todos.

A nova plataforma está sempre construção, o que significa que um serviço que aumente a oferta é sempre bem vindo. Para isso só precisa de preencher um formulário disponível no site ou enviar um e-mail para quietinhoemcasa@gmail.com.