Richard Slayman morreu este sábado, 11 de maio, aos 62 anos. A 6 de abril teve alta do hospital depois de ter sido submetido a uma cirurgia pioneira que durou quatro horas e que tinha sido bem sucedida. O objetivo? Fazer um transplante de um rim de um porco.

O homem, natural de Boston, Estados Unidos da América, tinha uma doença renal em estado terminal, bem como diabetes tipo 2 e hipertensão, assim como relata o "Daily Mail". Recebeu um rim humano em dezembro de 2018, mas o órgão começou a falhar cinco anos depois.

TikToker com cancro terminal morre aos 26 anos. "Ela viveu exatamente como queria"
TikToker com cancro terminal morre aos 26 anos. "Ela viveu exatamente como queria"
Ver artigo

Por esse motivo, voltou à diálise em maio de 2023 e os médicos sugeriram que avançasse para o rim de porco. A intervenção aconteceu no Massachusetts General Hospital e os profissionais de saúde foram acompanhando a evolução, garantindo que estava a "recuperar bem".

Para já, ainda não se sabe se a morte de Richard Slayman esteve ligada ao rim suíno, que foi alterado 69 vezes, de forma a mudar o ADN. O norte-americano de 62 anos tornou-se o primeiro paciente a receber um transplante de um rim geneticamente modificado de um porco.

"O meu objetivo era não só melhorar a minha qualidade de vida, mas também prolongá-la", disse, citado pelo mesmo jornal. "Vi este transplante não só como uma forma de me ajudar, mas também para dar esperança a milhares de pessoas que precisam de um para sobreviver", continuou.

Ao sair do hospital, Richard Slayman disse tratar-se de "um dos momentos mais felizes" da sua vida. Depois da cirurgia, testava o sangue e a urina três vezes por semana e recebia visitas do médico frequentes para que o seu estado de saúde fosse monitorizado.