Richard Slayman morreu este sábado, 11 de maio, aos 62 anos. A 6 de abril teve alta do hospital depois de ter sido submetido a uma cirurgia pioneira que durou quatro horas e que tinha sido bem sucedida. O objetivo? Fazer um transplante de um rim de um porco.
O homem, natural de Boston, Estados Unidos da América, tinha uma doença renal em estado terminal, bem como diabetes tipo 2 e hipertensão, assim como relata o "Daily Mail". Recebeu um rim humano em dezembro de 2018, mas o órgão começou a falhar cinco anos depois.
Por esse motivo, voltou à diálise em maio de 2023 e os médicos sugeriram que avançasse para o rim de porco. A intervenção aconteceu no Massachusetts General Hospital e os profissionais de saúde foram acompanhando a evolução, garantindo que estava a "recuperar bem".
Para já, ainda não se sabe se a morte de Richard Slayman esteve ligada ao rim suíno, que foi alterado 69 vezes, de forma a mudar o ADN. O norte-americano de 62 anos tornou-se o primeiro paciente a receber um transplante de um rim geneticamente modificado de um porco.
"O meu objetivo era não só melhorar a minha qualidade de vida, mas também prolongá-la", disse, citado pelo mesmo jornal. "Vi este transplante não só como uma forma de me ajudar, mas também para dar esperança a milhares de pessoas que precisam de um para sobreviver", continuou.
Ao sair do hospital, Richard Slayman disse tratar-se de "um dos momentos mais felizes" da sua vida. Depois da cirurgia, testava o sangue e a urina três vezes por semana e recebia visitas do médico frequentes para que o seu estado de saúde fosse monitorizado.