Com que frequência é que lava as suas toalhas de banho? Após cada utilização, uma vez por semana ou com uma cadência superior a ambas? Estamos a fazer estas questões, tendo em conta que muitas pessoas ainda não conhecem a regularidade com que devem lavá-las – e as consequências desse desconhecimento podem ser piores do que imagina.

Um estudo, citado na "BBC News", sugere que mesmo as toalhas recém-lavadas contêm cerca de 190 mil contagens de bactérias, um número que é elevado exponencialmente aquando da primeira utilização, que se fixa nos 17 milhões. Após uma semana, a contagem sobe para 94 milhões.

Estas 15 toalhas (desde 15€) são indispensáveis se quer passar um dia na praia com estilo
Estas 15 toalhas (desde 15€) são indispensáveis se quer passar um dia na praia com estilo
Ver artigo

Como seria de esperar, a presença das bactérias nos tecidos das toalhas pode ser responsável por causar inúmeras infeções, caso consigam penetrar entre cortes e feridas que tenhamos no corpo. Se quer evitar esse cenário, Sally Bloomfield, uma médica especialista em higiene e em prevenção de doenças infecciosas, aconselha a que lave as toalhas de banho, no mínimo, uma vez por semana, de acordo com a mesma publicação – e as de rosto devem ser trocadas a cada dois dias.

"Ainda que possam parecer limpas, já vão ter apanhado, ao longo do tempo, milhões de germes e pode ser mesmo um desastre", continua a especialista, acrescentando que, se as toalhas não forem devidamente higienizadas, o "número de microrganismos vai crescendo" e, a longo prazo, é difícil de removê-los completamente.

Mas se isto pode acarretar complicações para quem não tem nenhuma condição de pele, aqueles que sofrem de acne facial ou corporal, bem como de uma inflamação dos folículos, têm de ter ainda mais cuidado e lavar as toalhas mais frequentemente, segundo diz à "BBC" Cristina Psomadakis, dermatologista.

Aliás, mais do que a higienização destes artigos, também há que saber quando é que devemos renová-los. Há vários fatores a ter em conta, como o estado das fibras, se estão gastas ou não, e o cheiro. Isto porque se emanarem um odor esquisito, significa que há bactérias dentro das fibras que não estão a ser eliminadas corretamente – e está na hora de dizer "adeus".