Se tem tendência para se deitar e demorar a adormecer, existem métodos que podem ajudar a que a hora de dormir não seja uma dor de cabeça. Uma forma bastante conhecida diz respeito a uma tática militar.
De acordo com a "Healthline", esta tática ficou conhecida através do livro "Relax & Win: Championship Performance" (1981), e consta de uma rotina criada por uma Escola da Marinha dos Estados Unidos, que é capaz de fazer com que os militares adormeçam em menos de dois minutos. Quando estão inseridas em ambientes de combate, as forças especiais não conseguem ter um horário de sono estável e regular, o que fez com que tivessem de adotar uma estratégia que os ajudasse a adormecer nos poucos momentos em que ia surgindo a oportunidade para tal - mesmo em condições de extremo barulho, causado por tiros ou bombas.
Após algumas semanas de prática, os militares conseguiram executar esta tática, que ficou conhecida pela sua eficiência. Mas afinal em que consiste?
- Comece por relaxar a cara. Vá respirando de forma mais lenta, enquanto relaxa os vários músculos da cara, e inclusive o interior da boca. Tente começar pela testa e vá descendo.
- Relaxe os ombros e deixe cair as mãos. Continue com uma respiração estável e lenta enquanto vai relaxando a zona do pescoço, ombros, e braços, focando a atenção em um membro de cada vez.
- Foque no peito e na respiração. Retenha a atenção na zona do peito e deixe-se sentir uma sensação de relaxamento, com a ajuda da respiração coordenada.
- Vá relaxando os músculos das pernas, um por um. Comece pela coxa, e vá descendo pelos joelhos, gémeos, tornozelos, acabando nos pés, um lado de cada vez, pode começar pelo direito. Imagine-se a afundar na cama ou no sofá, e repita o processo com a perna esquerda.
- Esforce-se por limpar a mente. Se sentir dificuldade, pode tentar imaginar um cenário relaxante à sua escolha. Se isto também não resultar, repita várias vezes na sua mente "não penses" durante 10 segundos.