Com a despedida do verão cada vez mais próxima e a consequente chegada das estações frias, volta a vacinação — tanto a da gripe como a da Covid-19 — que começa a 29 de setembro. Estas vacinas serão direcionadas a pessoas com mais de 60 anos e a profissionais de saúde, de lares e grupos de risco.

A DGS pretende administrar ambas as vacinas (gripe e Covid-19) em simultâneo. As unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde vão fazer uma convocatória para quem se insere em grupos de risco, através de um SMS, para proceder ao agendamento da vacinação.

Frio faz disparar casos da nova variante de Covid. Especialistas dizem que todos devem tomar a nova vacina
Frio faz disparar casos da nova variante de Covid. Especialistas dizem que todos devem tomar a nova vacina
Ver artigo

Este ano, pela primeira vez, será possível vacinar contra a Covid-19 nas farmácias comunitárias. Para serem lá vacinados, os utentes deverão agendar diretamente na farmácia ou online. Mas nem todas as farmácias estão abrangidas: apenas as que têm serviço de administração de vacinas e profissionais com formação específica para tal, que queiram participar.

Já são mais de duas mil farmácias por todo o País, de acordo com o "Público". Porém, continua a ser possível vacinarem-se nos centros de saúde, se assim o preferirem, desde que integrem os grupos para os quais estas vacinas estão destinadas, assim como já referimos.

A DGS está a contar vacinar entre 1,9 milhões a 2,6 milhões de pessoas contra a Covid-19 e a gripe, menciona o mesmo jornal. A vacina da gripe será gratuita também para pessoas entre os 60 e os 64 anos, refere a rádio "Renascença". Quem teve Covid-19 há menos de três meses não deve ser vacinado até passarem outros três.