Há cientistas a pedirem que sejam feitas mais pesquisas para perceber se realmente as bebidas energéticas conseguem ou não prolongar a expectativa de vida. Animais como ratos, vermes e macacos têm estado a ser testados — e os resultados são surpreendentes.

E tudo graças à taurina, uma substância presente em grande parte das bebidas energéticas, como Red Bull e a Monster. Quando submetidos a este ácido orgânico, macacos, vermes e ratos viveram mais tempo e ficaram com ossos, músculos, pâncreas, cérebro e sistema imunitário mais saudáveis.

Mulher de 108 anos diz que o segredo para uma vida longa é ter cães em vez de filhos
Mulher de 108 anos diz que o segredo para uma vida longa é ter cães em vez de filhos
Ver artigo

"A taurina pode ser um elixir da vida que está dentro de nós e que nos ajuda a viver vidas mais longas e saudáveis", aponta o cientista Viajv Yadav, citado pela SIC Notícias. Este nutriente é produzido pelo nosso organismo e também tem estado a ser estudado por investigadores da Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Os estudos concluíram que a falta de taurina é um fator de envelhecimento nos animais, pelo que, em sentido inverso, a sua presença pode prolongar a vida. Para já, os efeitos em humanos ainda não são conhecidos, mas o objetivo é fazer uma testagem em larga escala.