Os jornais vão para o azul, as garrafas de vinho para o verde e os sacos de plástico para o amarelo. Até aqui não foi difícil, ainda que as taxas de reciclagem em Portugal deixem muito desejar.

Falta de tempo, falta de ecopontos perto de casa, preguiça ou desinteresse. São muitas as desculpas. Mas há uma que já não pode dar, aquela do "Mas eu não sei separar os resíduos".

Os ecopontos na rua têm símbolos indicativos mas, para uma ajuda extra, agora também as embalagens vão ter, para que esse trabalho de triagem do lixo comece em casa.

Aproveitando a semana em que assinou o Pacto Português para os Plásticos, os produtos da marca Continente vão passar a incluir um conjunto de instruções para ajudar os clientes a fazer a preparação e a separação das embalagens e aumentar a taxa de reciclagem em Portugal.

continente

A rede de supermercados, em conjunto com a Sociedade Ponto Verde (SPV), está a colocar em todas as suas embalagens um conjunto de instruções que explicam como se deve reciclar cada produto, além da indicação do ecoponto a que cada embalagem se destina. Não é só saber que se põe no azul ou amarelo, é saber que as embalagens de leite e iogurtes, por exemplo, devem ser espalmadas antes de serem postas para reciclar.

Portugal recicla apenas 12% do plástico. Vou enfiar a cabeça num saco (de pano, claro)
Portugal recicla apenas 12% do plástico. Vou enfiar a cabeça num saco (de pano, claro)
Ver artigo

A marca assumiu publicamente, no ano passado, o compromisso de tornar todas as embalagens de produtos Continente recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. Nesse sentido, está a trabalhar na eliminação dos plásticos considerados problemáticos, a aumentar os níveis de plástico reciclado incorporado e a garantir a reciclabilidade efetiva das suas embalagens. Com esta medida, quer garantir que, além de serem recicláveis, as suas embalagens são, efetivamente, recicladas. Estão agora a chegar às lojas os primeiros produtos com a nova iconografia e a marca prevê que, ao fim de dois anos, já os consiga encontrar em todas as embalagens das prateleiras.

A mensagem que agora passa a fazer parte dos produtos foi desenhada com a ajuda dos consumidores. As cores são simples, as expressões claras e a informação pormenorizada. Por exemplo, num pacote de leite, o símbolo mostra um ecoponto amarelo e tem a seguinte mensagem: "Escorrer, espalmar e colocar a tampa". Já quando quer deitar fora uma compota, o símbolo é duplo: frasco para o verde e a tampa para o amarelo. Nos cereais de pequeno-almoço, acontece o mesmo: a caixa para o azul e o plástico para o amarelo.