Os portugueses estão, cada vez mais, a afastarem-se das redes sociais. Pelo menos é isso que indicam as conclusões do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, conduzido pela Marktest: 23,5% dos inquiridos, ou seja, quase um em cada quatro portugueses deixaram de utilizar pelo menos uma rede social durante o último ano.
Os dados da investigação mostram que a rede social com mais abandonos foi o Facebook, apesar de ser ainda aquela que possui a maior taxa de utilização em Portugal. Depois do Facebook, encontramos, pela devida ordem de abandono, o TikTok, Snapchat, X (ex-Twitter9 e, por fim, o Messenger.
Dos inquiridos que deixaram de utilizar alguma rede social, 29,4% respondeu que o principal motivo foi a falta de interesse. A taxa de abandono de redes sociais sofreu uma subida face a 2022, onde se registou que apenas 20% das pessoas inquiridas tinha deixado de utilizar uma das plataformas online.
Ainda assim, a utilização das redes sociais continua a estar fortemente enraizada na nossa sociedade e no nosso dia a dia. Apesar do decréscimo, o Facebook continua a ser a rede social mais utilizada pelos portugueses, com 89.6% dos inquiridos a confirmar a sua presença nesta plataforma.
Como segunda rede mais utilizada, encontra-se o WhatsApp, com uma percentagem de 88% dos utilizadores de redes sociais em Portugal. Esta percentagem subiu quatro pontos percentuais face ao ano de 2022. O Instagram é a terceira rede social com mais utilizadores, com 80,5% de referências.
Relativamente ao número médio de redes sociais em que os portugueses têm perfis criados, esse valor fixa-se nas seis redes, sendo que há 10 anos esse número era de apenas metade. Entre a população mais jovem, 10 é o número médio de redes sociais em que têm conta.