As festas nos apartamentos arrendados com recurso à plataforma Airbnb têm os dias contados. Isto porque a empresa anunciou esta segunda-feira, 5 de junho, o lançamento de uma tecnologia revolucionária de monitorização de reservas em Portugal, cujo objetivo passa por reduzir o risco de festas indesejadas e comportamentos problemáticos nestes espaços.

Esta nova tecnologia vai passar a identificar reservas potencialmente duvidosas, prevenindo-as e, em última instância, evitando a realização de festas não autorizadas nos apartamentos. Isto é possível graças à análise de diversos fatores relacionados com a conta do utilizador e da reserva, como as avaliações dos hóspedes, a duração da estadia e respetivos dias reservados, assim como proximidade do anúncio.

A novidade da plataforma chega a Portugal depois da proibição de festas que foi levada a cabo pela Airbnb em 2022. Este novo mecanismo é fruto de um projeto-piloto global de verificação de reservas – e, em comunicado, a empresa revela que já se sente uma redução das denúncias efetuadas nos locais em que a iniciativa já estava em vigor.

Se vir um carro mal estacionado já pode apresentar queixa. É só usar esta app
Se vir um carro mal estacionado já pode apresentar queixa. É só usar esta app
Ver artigo

"Queremos ajudar os anfitriões e tomámos medidas para conter os maus atores e comportamentos indesejados na Airbnb", começa por afirmar Mónica Casañas, General Manager da Airbnb Marketing Services, em comunicado. "À medida que se aproxima a temporada de verão e chegam mais hóspedes, esta nova tecnologia ajudará a resolver algumas das preocupações locais", conclui.

Com este mecanismo em vigor em Portugal, a Airbnb acredita que este sistema terá um impacto positivo na redução das festas realizadas nos espaços disponíveis na aplicação. Isto é sustentado com dados que têm vindo a ser recolhidos desde 2020, fornecidos pela empresa, que apontam uma queda global de 55% nas denúncias deste género.