Ainda está para nascer a pessoas que adora transcrever para o computador notas escritas à mão num caderno, sejam resumos de aulas sejam registos de entrevistas ou outros apontamentos. A tecnologia serve para resolver os nossos problemas (e preguiça) e deu mais um passo nesse sentido: a aplicação Google Lens, cuja principal função é fazer reconhecimento de imagens, tem agora uma nova funcionalidade que permite copiar textos escritos à mão e enviá-los para o computador.

Para isso, basta apontar a câmara para as notas no papel, selecionar aquilo que pretende transferir para o digital e escolher a opção "copiar para o meu computador". Como qualquer "copiar" exige um "colar", esse é o passo final que tem de fazer, quer seja para uma página no seu computador ou tablet.

Computadores. Morreu o homem que inventou as funções "copiar", "colar" e "cortar"
Computadores. Morreu o homem que inventou as funções "copiar", "colar" e "cortar"
Ver artigo

Se antes já era fascinante o facto de podermos apontar para uma flor que desconhecíamos e a aplicação indicar qual o nome da mesma, dando ainda todos os seus pormenores, esta atualização vem mostrar que não há limites para a ligação entre o mundo real e o digital.

lens
créditos: hipertextual

A aplicação está disponível tanto para iOS como Android e para usar a Google Lens precisa apenas de ter a mesma conta de utilizador no telemóvel e computador e a versão mais recente do Chrome no computador.

Outra das funcionalidades úteis da aplicação é que basta apontar para um texto e a aplicação consegue lê-lo em tempo real e em mais de 100 idiomas, desde espanhol ao mandarim. Se tem andado a ver a telescola para aprender ou rever as línguas ou até investiu num curso online durante a quarentena, esta pode ser uma ferramenta mais acessível para se tornar num poliglota.

As novas atualizações da Lens já estão disponíveis para Android, no entanto, quem tem iOS vai ter de esperar mais algum tempo pelas opção de ouvir um texto noutras línguas.