O WhatsApp está a preparar mudanças significativas para melhorar a experiência dos utilizadores. Com a constante evolução das necessidades de quem utiliza o serviço em mente, a Meta tem vindo a trabalhar em funcionalidades que prometem tornar a aplicação mais prática, intuitiva e adaptada ao ritmo acelerado da vida digital.

Entre as novidades mais aguardadas está uma nova barra de partilha, que facilitará o envio direto de conteúdos como mensagens, fotos e vídeos para outras aplicações, incluindo Instagram, Facebook, X e Snapchat, diz a "Pplware" – já não vai precisar de andar a guardar os conteúdos na galeria para conseguir partilhá-los por aí, diga-se.

Trocado por miúdos, os utilizadores poderão partilhar conteúdos diretamente, sem necessidade de os descarregar e reenviar, pelo que torna todo o processo mais fácil. Esta barra surge na parte inferior do ecrã e promete também simplificar a publicação instantânea de histórias nas outras plataformas da Meta, como o Instagram e o Facebook.

WhatsApp vai começar a transcrever os áudios que recebe. Saiba como
WhatsApp vai começar a transcrever os áudios que recebe. Saiba como
Ver artigo

Mas esta não é a única novidade. O WhatsApp está ainda a expandir as opções de partilha de canais, bem como outras ferramentas, das quais se destaca a possibilidade de partilhar conteúdos através de códigos QR. A par disso, outra funcionalidade que poderá chegar em breve é a transcrição de mensagens de voz para texto – perfeita para quem detesta perder tempo a ouvir

Com esta nova ferramenta, todos os áudios poderão ser transformados em texto, que aparecerá logo abaixo do som, para que a conversa não seja interrompida, diz o "Jornal de Notícias". Esta ferramenta, que tem de ser ativada nas defeinições da aplicação, vai ser disponibilizada em quatro idiomas: inglês, português, espanhol e russo. Para ver as transcrições, deve pressionar a mensagem recebida até aparecer a opção "Transcrever".

Estas novidades, que já começaram a ser experimentadas na versão beta da aplicação para Android, são mais um passo na estratégia da Meta para integrar as suas plataformas de forma mais fluida. Por outro lado, a empresa está a preparar-se para descontinuar o suporte a versões mais antigas do iOS, com foco em inovações tecnológicas e na segurança dos utilizadores.