Com os pais a usarem os computadores, os filhos a verem vídeos no YouTube, as televisões e consolas ligadas à internet, muito provavelmente sentirá que o sinal de WIFI que tem em casa não é assim tão bom, falha mais vezes, ou fica tudo mais lento. O que provavelmente não sabe é que há vários fatores que interferem com a qualidade desse sinal, coisas pouco óbvias e que tem por casa.
Sabia, por exemplo, que usar o microondas enquanto usa a internet prejudica o sinal? Verdade. Os métodos que melhoram o WIFI foram estudados pela entidade reguladora inglesa dos serviços de comunicação "Ofcom" e são surpreendentes.
Troque de lugar ou desconecte do WI-FI aparelhos tecnológicos
Longe do router, longe da lentidão. É mais ou menos assim que funciona a primeira estratégia para que o WIFI funcione mais rapidamente. Se tem luzes ou equipamentos, como a televisão e o frigorífico, perto do router é melhor afastá-lo dos mesmo para que consiga tirar um melhor proveito da rede. E não precisa de isolá-lo. Basta estar a cerca de um metro ou mais dos equipamentos.
No fundo, o objetivo é afastar tudo o que possa ter ondas eletromagnéticas que confundam os sinais assimilados pelo router. A Ofcom sugere ainda que desconecte dispositivos que não está a usar, como tablets e smartphones, para tornar a rede mais eficaz: "Quanto mais dispositivos conectados ao seu WI-FI, menor a velocidade obtém", refere Oliver Dowden, secretário digital da Ofcom, ao jornal "The Sun".
O aquário está no sítio certo?
Este equipamento merece um destaque. Isto porque se o aquário estiver próximo do router, a água absorve facilmente a radiação e, como pode já prever, vai ter influência na ligação à rede que chega ao seu computador ou telemóvel.
Não se preocupe porque estas radiações não são nocivas para os peixes. Apenas o prejudicam a si quando precisa de fazer uma vídeochamada ou outra atividade que exija que a internet funcione na perfeição. Por isso, seja o aquário ou o router, um dos dois pode ter de encontrar um novo lugar em casa.
Não use o microondas
Nunca tinha pensado nisto pois não? A verdade é que a potência do microondas é tão elevada que pode interferir no WI-FI. Por isso, antes de começar a trabalhar aqueça o leite ou aquilo de que precisa e só depois pegue no computador. Vai ver que será muito mais produtivo.
"Não use o microondas quando estiver a fazer videochamadas, a ver vídeos em HD ou a fazer algo importante online", alerta Oliver Dowden.
Sempre que possível use telefones fixos
Se ainda tiver um é altura de lhe dar uso. Porque? Porque o teletrabalho fez com que as redes móveis ficassem sobrecarregadas . Contudo, se precisar mesmo de fazer as chamadas pelo telefone, deve ativar as definições para "chamadas WI-FI" ou fazer chamadas de voz através de aplicações como o Facetime, Skype ou WhatsApp, de acordo com as recomendações da Ofcom.
Mova o router — não está a fazer nada no chão
Por fim, o problema pode estar mesmo no local onde tem o router. Está no chão? Então experimente colocar em cima de uma mesa ou prateleira para ajudar o sinal chegar a qualquer parte da casa.
Dar alguma altitude ao router permite canalizar as direções para onde ele envia o sinal de rede. Ao estar no chão, esses sinais — enviados a 360º — vão em parte diretamente para o chão (o que não tem qualquer utilidade).