Com os pais a usarem os computadores, os filhos a verem vídeos no YouTube, as televisões e consolas ligadas à internet, muito provavelmente sentirá que o sinal de WIFI que tem em casa não é assim tão bom, falha mais vezes, ou fica tudo mais lento. O que provavelmente não sabe é que há vários fatores que interferem com a qualidade desse sinal, coisas pouco óbvias e que tem por casa.

Sabia, por exemplo, que usar o microondas enquanto usa a internet prejudica o sinal? Verdade. Os métodos que melhoram o WIFI foram estudados pela entidade reguladora inglesa dos serviços de comunicação "Ofcom" e são surpreendentes.

Troque de lugar ou desconecte do WI-FI aparelhos tecnológicos

Longe do router, longe da lentidão. É mais ou menos assim que funciona a primeira estratégia para que o WIFI funcione mais rapidamente. Se tem luzes ou equipamentos, como a televisão e o frigorífico, perto do router é melhor afastá-lo dos mesmo para que consiga tirar um melhor proveito da rede. E não precisa de isolá-lo. Basta estar a cerca de um metro ou mais dos equipamentos.

No fundo, o objetivo é afastar tudo o que possa ter ondas eletromagnéticas que confundam os sinais assimilados pelo router. A Ofcom sugere ainda que desconecte dispositivos que não está a usar, como tablets e smartphones, para tornar a rede mais eficaz: "Quanto mais dispositivos conectados ao seu WI-FI, menor a velocidade obtém", refere Oliver Dowden, secretário digital da Ofcom, ao jornal "The Sun".

O aquário está no sítio certo?

Este equipamento merece um destaque. Isto porque se o aquário estiver próximo do router, a água absorve facilmente a radiação e, como pode já prever, vai ter influência na ligação à rede que chega ao seu computador ou telemóvel.

Não se preocupe porque estas radiações não são nocivas para os peixes. Apenas o prejudicam a si quando precisa de fazer uma vídeochamada ou outra atividade que exija que a internet funcione na perfeição. Por isso, seja o aquário ou o router, um dos dois pode ter de encontrar um novo lugar em casa.

COVID-19. 22 memes, frases e vídeos sobre a pandemia que o vão fazer rir-se muito
COVID-19. 22 memes, frases e vídeos sobre a pandemia que o vão fazer rir-se muito
Ver artigo

Não use o microondas

Nunca tinha pensado nisto pois não? A verdade é que a potência do microondas é tão elevada que pode interferir no WI-FI. Por isso, antes de começar a trabalhar aqueça o leite ou aquilo de que precisa e só depois pegue no computador. Vai ver que será muito mais produtivo.

"Não use o microondas quando estiver a fazer videochamadas, a ver vídeos em HD ou a fazer algo importante online", alerta Oliver Dowden.

Sempre que possível use telefones fixos

Se ainda tiver um é altura de lhe dar uso. Porque? Porque o teletrabalho fez com que as redes móveis ficassem sobrecarregadas . Contudo, se precisar mesmo de fazer as chamadas pelo telefone, deve ativar as definições para "chamadas WI-FI" ou fazer chamadas de voz através de aplicações como o Facetime, Skype ou WhatsApp, de acordo com as recomendações da Ofcom.

Mova o router — não está a fazer nada no chão

Por fim, o problema pode estar mesmo no local onde tem o router. Está no chão? Então experimente colocar em cima de uma mesa ou prateleira para ajudar o sinal chegar a qualquer parte da casa.

Dar alguma altitude ao router permite canalizar as direções para onde ele envia o sinal de rede. Ao estar no chão, esses sinais — enviados a 360º — vão em parte diretamente para o chão (o que não tem qualquer utilidade).

Outros truques que podem melhorar o wifi:

  • Ao fazer video-chamadas ou reuniões, tente desligar o vídeo e usar apenas o áudio;
  • Faça chamadas em horários menos comuns, evitando começar as horas certas ou meias horas (exemplo: 13h ou 13h30);
  • Use um cabo Ethernet para ligar o computador diretamente ao router para obter maior velocidade da rede;
  • Tente não usar um fio de extensão do telefone, uma vez que pode causar interferência e diminuir a velocidade.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.