Além das mudanças que o WhatsApp vai sofrer nos próximos dias, como passar a ter nomes de utilizador, a aplicação de mensagens vai deixar de ser compatível com os telemóveis que utilizam o sistema operativo KaiOS já a partir de 2025.
Tal vai ter consequências sobretudo nos utilizadores que não ligaram os seus dispositivos à plataforma da Meta ou que desfizeram a ligação antes do dia 25 de junho deste ano.
O KaiOS, utilizado frequentemente em marcas como Nokia, Positivo e Multilaser, é um sistema operativo derivado do antigo Firefox OS e é bastante utilizado em telemóveis conhecidos como feature phones. Estes são económicos, resistentes e adequados para quem não necessita de funcionalidades avançadas nos smartphones.
Segundo a central de ajuda do WhatsApp, mesmo aparelhos com KaiOS 2.5.0 e versões posteriores, incluindo modelos como o JioPhone e JioPhone 2, vão deixar de ser compatíveis com a plataforma.
A KaiOS Technologies avalia os aparelhos e os softwares mais antigos e menos utilizados todos os anos e esta medida pode dever-se ao facto de estes não conseguirem acompanhar as atualizações de segurança ou carecerem das funcionalidades necessárias para o funcionamento eficiente da aplicação de mensagens, segundo a "Magazine.HD".
Caso tenha um telemóvel com o sistema operativo KaiOS deve verificar se o seu aparelho vai mesmo deixar de ser compatível com o WhatsApp e, caso se verifique, terá duas opções: mudar para um dispositivo Android ou iOS ou então recorrer às aplicações de mensagens compatíveis com telemóveis mais básicos.