Se está irritado com o seu iPhone antigo porque está lento e não parece corresponder às exigências diárias de uma utilização normal, temos boas notícias para si e para a sua carteira. Com a nova atualização do iOS, o sistema operativo para iPhone e iPad, os dispositivos antigos vão ganhar uma nova vida e já não precisa de gastar perto de mil euros num novo smartphone.

A Apple anunciou na segunda-feira, 4 de junho, na conferência anual dedicada aos programadores e às novidades a nível de software, que a nova versão do sistema operativo terá como objetivo melhorar a eficiência e estabilidade do iPhone e do iPad — especialmente os mais antigos.

Segundo a empresa, a navegação será mais fluída do que nunca em todo o sistema e menus. As aplicações e o teclado vão abrir até duas vezes mais rápido, assim como a câmara que será mais responsiva no momento do shot — a Apple garante um aumento de 70% a nível de estabilidade em comparação com a versão atual do sistema.

O anúncio surge um ano depois da apresentação oficial do iOS 11 que ainda hoje é alvo de duras críticas por parte de alguns utilizadores devido aos vários problemas que trouxe aos telemóveis. A lentidão ou a existência de erros estranhos eram recorrentes o que, muitas das vezes, interferiam com o correto funcionamento do equipamento.

Fomos testar o novo Huawei num safari na África do Sul
Fomos testar o novo Huawei num safari na África do Sul
Ver artigo

Esta parece ser a resposta da Apple aos consumidores que acusavam a empresa de estar a reduzir, de forma gradual e propositada, a performance de dispositivos antigos com o intuito de incentivar os utilizadores a comprarem os novos equipamentos.

Mas as novidades não se ficam por aqui. Além do foco na performance, a nova atualização traz ainda algumas mudanças há muito esperadas, como a possibilidade de agrupar notificações por aplicação ou fazer chamadas de vídeo via FaceTime em grupo, permitindo até 32 participantes por sessão.

A atualização vai ser lançada em setembro, altura em que também são anunciados as novas edições de iPhone, e estará disponível para todos os equipamentos que já suportam o iOS 11.

O que significa que até o iPhone 5s, lançado em 2013, terá acesso à nova versão, completando assim cinco anos de atualizações garantidas — mais do que qualquer outro smartphone Android.