Numa altura em que o Parlamento ainda não chegou a um consenso acerca da regulamentação de plataformas eletrónicas de partilha de viagens, a Cabify anunciou na quarta-feira, 20 de junho, uma alteração ao sistema de cálculo de tarifas — uma das características diferenciadoras da marca face a outros serviços concorrentes.
O aviso chegou a todos os utilizadores por email e informa que, nas viagens realizadas em Lisboa e no Porto, o preço da viagem já não terá só em conta a distância mas também o tempo que o cliente permanece dentro do carro. "Queremos ser transparentes consigo. Por isso, escrevemos-lhe para o informar de que, a partir de hoje, vamos atualizar o nosso sistema de cálculo de tarifas."
"Com esta atualização, o preço da viagem terá também em conta o tempo estimado do trajeto, além da distância", lê-se ainda no comunicado, o que significa que os percursos poderão ser ligeiramente mais caros — uma situação que irá sempre depender das condições de trânsito durante a viagem.
Segundo a empresa, esta alteração irá permitir que existam cada vez mais carros a circular nas cidades. A ideia é reduzir drasticamente o tempo de espera por um motorista.
A Cabify chegou a Lisboa em maio de 2016, numa altura em que só a Uber é que estava a operar em Portugal. Desde então a empresa já está no Porto, no Funchal e no Algarve.