O desafio é simples: posar deitado no chão no meio de produtos de luxo como se tivéssemos acabado de cair de um carro. O propósito? Esse está no nome, ostentar riqueza nas redes sociais, seja ela através de marcas, tecnologia ou dinheiro espalhado no chão.
Mais de 1 milhão de pessoas completaram o desafio através da rede social chinesa Weibo e a tendência chega agora ao Instagram, de acordo com a revista Newsweek. China, Rússia e Índia são os países onde a tendência é mais comum.
"Flaunt your wealth" deriva de uma outra tendência “Falling Stars”, que tinha como premissa pessoas a posar como se tivessem caído dos seus jatos privados. Os dois desafios estão de tal modo relacionados que muitos são os que utilizam #fallingstarschallenge para partilhar o primeiro desafio.
Algumas empresas não perderam a oportunidade e já aderiram a esta moda aproveitando para publicitar os seus produtos. O porta-voz global da empresa de tecnologia Xiami, Donovan Sung, partilhou no seu Twitter uma fotografia de alguém rodeado por smartphones e segurando a mão o novo telemóvel da marca, lançado este mês, por exemplo.
Para provar que esta tendência não é só para ricos, alguns chineses decidiram satirizá-la, partilhando fotografias com a mesma pose mas com objetos mais acessíveis – caem de autocarros, cadeiras e sanitas e à sua volta não há marcas nem luxos.
O desafio, que é um sucesso de popularidade, não deixa de levantar questões de segurança. Uma influenciadora chinesa colocou um vídeo no Tik Tok (rede social de partilha de vídeos) em que simulava uma queda numa passadeira. Segundo o jornal chinês People’s Daily, o vídeo, que conta com 50 mil visualizações, tem sido muito criticado por colocar em perigo a segurança da influenciadora e a das restantes pessoas presentes no local. Para além disso, esta foi ainda multada pelas autoridades locais por estacionamento ilegal e perturbação do trânsito.