O Instagram conquistou os utilizadores desde o seu lançamento em 2010. Hoje, é vista como uma das redes sociais mais importantes por ser capaz de ligar utilizadores espalhados pelo mundo através da imagem. Desde fotografias de pés na praia a pratos de comida cuidadosamente fotografados — e editados com vários filtros e ferramentas de edição —, há de tudo um pouco na plataforma digital.

Mas existem alguns truques que provavelmente desconhecia, e que abrem portas para toda uma nova utilização. Sabia, por exemplo, que pode usar cores do arco-íris para pintar as letras das suas instastories? Ou que pode eliminar uma mensagem privada que tenha acabado de enviar antes que o destinatário a leia?

Estas são algumas das funcionalidades escondidas do Instagram que a MAGG recolheu para que possa dar tudo na rede social mais colorida do mundo.

Adicionar quebras de linhas na sua bio

O seu perfil é talvez a parte mais importante de toda a rede social — é aqui que se pode dar a conhecer a possíveis seguidores e revelar os seus gostos e aspirações. Mas há maneira de o fazer de forma visualmente apelativa, ao invés de ter tudo em texto corrido.

No perfil do publisher da MAGG, as informações estão destacadas através de quebras de linhas tornando o conteúdo mais apelativo e didático

Mas saiba que para ter um perfil semelhante ao da imagem, não pode introduzir as quebras de linhas diretamente no Instagram. A rede social não as vai detetar e vai dar o tempo por perdido.

Por isso, o ideal é que abra uma aplicação de texto no telemóvel e escreva toda a informação exatamente como pretende que ela apareça na sua biografia, com ou sem emojis. Depois, basta que copie e cole o texto no Instagram e vai ver como passa a ser o próximo guru da internet.

Ocultar a última vez que esteve online

Com a nova atualização, o Instagram permite agora que qualquer utilizador possa ver a última vez que esteve online. Mas se gosta de esconder o tempo que passa a navegar na rede social de olhos alheios, saiba que pode desligar esta opção.

Basta ir ao seu perfil, carregar nas definições, aceder à opção "Estado de Atividade" e desligar o botão que diz "Mostrar estado de atividade".

Todos os utilizadores estão impedidos de ver a última vez que esteve online mas isso implica que também deixará de ter acesso à última vez que os seus contactos estiveram ativamente no Instagram.

Apagar mensagens enviadas

Não há que ter medo de assumir que já todos enviámos mensagens de que nos envergonhamos, quer tenha sido por engano ou não. A pensar nessas situações, a plataforma já permite que essas mensagens sejam apagadas sem nunca deixar rasto de alguma vez terem existido.

Casos reais de quando comprar online corre mal
Casos reais de quando comprar online corre mal
Ver artigo

Basta ir às suas mensagens privadas, selecionar a conversa e efetuar um toque longo sobre o balão da mensagem. De seguida, carregue em "Anular envio" — só tem de ter o cuidado de a apagar rapidamente antes que a outra pessoa a veja.

Apagada a mensagem, já pode respirar de alívio.

Usar cores de arco-íris nas letras de uma instastory

A nova funcionalidade do Instagram foi diretamente copiada do Snapchat. As stories vieram revolucionar a forma como se usa a rede social, e permitir um maior contacto entre utilizadores. Para isso, há emojis, stickers e texto que podem ser adicionados para tornar o conteúdo mais atrativo.

Mas ao invés de usar uma ou duas cores sólidas para pintar o texto, porque não usar as cores do arco-íris? Basta que selecione o texto e depois coloque um dedo no cursor e outro numa cor.

Feito isto, arraste ambos os dedos até ao lado esquerdo do texto. O resultado vai surpreendê-lo já que as letras são automaticamente preenchidas por uma vasta seleção de cores. 

Silenciar instastories sem eliminar contactos

Todos temos aquele amigo chato que faz instastories de tudo — da cama onde dormiu, do pequeno almoço que comeu, do gato que encontrou na rua e do comboio que apanhou para ir para o trabalho. Chega ao ponto de ser exaustivo o suficiente para nunca mais querermos abrir nada do que ele publique.

A plataforma introduziu recentemente uma funcionalidade que permita silenciar um utilizador por tempo indeterminado para que as suas stories não voltem a aparecer na página principal do Instagram. A solução é prática e implica que não tem de remover esse amigo chato dos seus contactos.

Para isso, basta pressionar numas das stories e de seguida carregar em "Desativar".

Ativar as notificações para publicações

O novo algoritmo do Instagram não mostra as publicações ordenadas por ordem cronológica. E isso pode ser um problema quando der por si a tentar perceber qual a publicação mais recente daquele digital influencer que tanto gosta de seguir.

De maneira a não perder o fio à meada, vá diretamente ao perfil do utilizador e, nas definições, carregue em "Ativar notificações de publicação" e "Ativar notificações de histórias".

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.