Com a estreia da nova novela da SIC “Sangue Oculto”, que conta a história de duas irmãs gémeas que são separadas à nascença e que se conhecem 30 anos depois, o tema dos irmãos gémeos nas novelas já é considerado um clássico.
Gémea rica ou gémea pobre? Gémea boa ou gémea má? Triângulos amorosos onde os irmãos gémeos estão inseridos? Estas questões costumam estar sempre presentes na história de cada novela que adota este subgénero clássico.
Relembramos, então, 10 novelas, 5 portuguesas e 5 brasileiras, que tiveram como mote principal a existência de duas pessoas fisicamente iguais.
"Mar Salgado"
Leonor (Margarida Vila-Nova) vê os seus filhos gémeos roubados por Gonçalo (José Fidalgo). Pouco depois do parto explicam-lhe que os bebés morreram. 16 anos depois, Leonor regressa do Dubai, depois de a enfermeira que a ajudou a dar à luz lhe revelar toda a verdade.
Carlota (Inês Aguiar) é a filha perdida de Leonor e foi adotada pela irmã de Gonçalo, Amélia (Maria João Pinho), e pelo seu marido Martim (Joaquim Horta). A identidade do outro irmão gémeo só é revelada nos últimos episódios da novela. Já o filho, julgava-se ser Pedro (João Arrais), mas no último episódio descobre-se que houve uma troca e que afinal eram duas bebés: Carlota e Cláudia (Joana Aguiar).
A novela da SIC estreou em 2014 e foi um sucesso imediato de audiências, entrando no top das novelas portuguesas mais vistas de sempre.
"Olhos de Água"
Leonor Serra e Luísa Negrão (ambas interpretadas por Sofia Alves) foram separadas à nascença. A história começa no ano de 1975, em África, mais concretamente em Moçambique, quando a casa de um casal é incendiada. As irmãs são salvas, mas acabam por ser separadas. Uma é levada para Lisboa e a outra é entregue a uma mulher com dificuldades em engravidar que também regressa ao País, mais concretamente à serra da Lousã.
"Olhos de Água", da TVI, foi um dos primeiros projetos de ficção televisiva que abordou a temática das irmãs gémeas. Estreou em 2001 e foi uma das primeiras novelas produzidas pelo canal de Queluz de Baixo.
"Olhos nos Olhos"
"Olhos nos Olhos" é mais uma novela da TVI e estreou em 2008. Desta vez, são irmãos gémeos maléficos que tomam conta da trama. Vasco e Victor (interpretados por Paulo Pires) têm a mesma cara, o mesmo corpo e mesma ambição. Odeiam-se mutuamente, sendo esse o único laço que os une.
Contrariando o típico par gémeo bom e gémeo mau, ambos são vilões. Disputavam brinquedos na infância, namoradas na adolescência e, agora nos seus caminhos em busca de fortuna, Victor e Vasco cruzam-se com os Viana Levi, uma família judaica, detentora de uma empresa de cosméticos, mas que atravessa uma das suas maiores crises. O objetivo dos gémeos é chegar à presidência da empresa.
"Destinos Cruzados"
A história de "Destinos Cruzados" é centrada em duas pessoas fisicamente iguais, mas sem qualquer laço familiar. Não são duas irmãs gémeas, mas sim sósias (conceito que foi abordado nos primeiros episódios de “Sangue Oculto”). A novela teve a sua estreia em 2013, numa altura em que o canal já estava a perder contra a ficção do canal de Paço de Arcos.
Sílvia Candeias Moreira (Alexandra Lencastre) é uma mulher carinhosa, simpática, trabalhadora que desde sempre aguentou as traições do seu marido. Sempre se sujeitou a trabalhos mais duros, sendo que muitos deles não eram para a sua estatura. Tem duas filhas, uma delas que não a compreende nem a ajuda.
Laura Veiga de Andrade (Alexandra Lencastre) é uma mulher convencida, arrogante, ignorante e bastante maliciosa que só pensa em dinheiro e vingança. É casada com Jaime Veiga de Andrade (Virgílio Castelo), um milionário conhecido como o magnata da lingerie. Têm uma filha que está noiva do amante da mãe, Eduardo Ferraz (Pedro Lima), que, tal como Laura, só pensa em roubar a fortuna de Jaime e fugir para um paraíso.
As duas acabam-se por encontrar, antes de uma explosão numa bomba de gasolina. Sílvia acaba por perder a memória e é confundida com Laura, trocando de lugar com a sósia malvada.
"A Impostora"
Este projeto chega em 2016 pela mão da TVI. Vitória e Verónica (Dalila Carmo) são duas irmãs gémeas, que emigraram para Moçambique há oito anos, após Vitória ter sido violada. Dessa violação, nasce Jaiminho, que tem cancro. A vida das duas irmãs volta a cruzar-se com a de Frederico (Pedro Lamares), um empresário português sem escrúpulos, que se encontra em Maputo.
Após este fazer uma proposta a Vitória para a levar com ele na viagem, a mãe de Jaiminho acaba por embarcar com Frederico, mas o avião onde os dois viajam desaparece misteriosamente no Pacífico. Os dois são dados como mortos. Depois de descobrir que a irmã, Verónica toma uma atitude drástica para poder curar o sobrinho (que acha que está na presença da verdadeira mãe). Assume a identidade da irmã, mostrando-se disposta a tudo para destruir a família de Frederico.
"Um Lugar ao Sol"
Do Brasil, mais especificamente da Globo, chega "Um Lugar ao Sol". A novela estreou no último trimestre de 2021 e está a ser emitida pela SIC.
Separados desde pequenos, os gémeos Christian e Christofer (Cauã Reymond) crescem em realidades opostas: um deles esforça-se para vencer na vida, o outro tem tudo de mão beijada. Quando finalmente se encontram, uma reviravolta muda a vida de Christian e de todos ao seu redor. Após a morte de Christofer/Renato, Christian vê assim a oportunidade de ter tudo aquilo que sempre sonhou ao assumir a identidade de seu irmão rico.
"O Clone"
Da Globo veio também a novela "O Clone". Murílio Benício interpretou três papéis neste projeto de ficção. Após a morte do seu irmão gémeo, Diogo, devido a um acidente terrível, Lucas vê os seus genes guardados, originando a primeira clonagem humana da história. O cientista Albieri (Juca de Oliveira), padrinho do falecido, foi quem tomou a iniciativa de clonar Lucas.
Esta história estreou-se no Brasil em 2001 e tornou-se um dos maiores sucessos da TV Globo. Mais tarde, foi adaptada pela rede de televisão colombiana Telemundo.
"Paraíso Tropical"
"Paraíso Tropical" estreou em 2007 na TV Globo. Mais uma vez, a história estava centrada em duas irmãs gémeas, uma rica e má e outra pobre e boa. Antenor Cavalcanti (Tony Ramos) é um poderoso empresário, dono do Grupo Cavalcanti. Perde o seu único filho adolescente e planeia colocar Daniel (Fábio Assunção), filho do seu caseiro, como seu sucessor.
Daniel é enviado à Bahia para negociar a compra de um terreno para o primeiro resort do grupo. Lá, conhece e envolve-se com Paula, gerente de uma modesta pousada. Paula (Alessandra Negrini) tem uma irmã gémea, a ambiciosa Taís (Alessandra Negrini), mas ambas só se conhecem ao longo da novela. Taís vive na marginalidade, conseguindo ir a festas da alta sociedade e aplicando golpes.
"Mulheres de Areia"
A história de "Mulheres de Areia" passa-se na fictícia Pontal D’Areia, para onde Ruth (Gloria Pires) retorna depois de passar um tempo a dar aulas numa escola de uma fazenda. Ruth volta a morar com os pais, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), e com a irmã gémea, Raquel (Gloria Pires), egoísta, agressiva e má. Aproveitando-se da semelhança física com a irmã, Raquel planeia conquistar o namorado de Ruth, o bem-sucedido empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes).
A novela foi mais um projeto produzido pela emissora TV Globo, sendo a mais antiga desta lista. Estreou-se em 1993, contando com cerca de 200 episódios.
"Viver a Vida"
"Viver a Vida" estreou-se em 2009 na Rede Globo. A história principal gira em torno de Luciana, uma jovem (Alinne Moraes) que fica paraplégica após um trágico acidente. Acaba por se envolver com seu médico, Miguel (Mateus Solano), que é irmão gémeo do seu namorado, Jorge.
A novela voltou aos ecrãs portugueses pela SIC no ano de 2021, sendo reposta no horário da tarde e ganhando à concorrência.