Para cada série de comédia de renome como "Friends" ou, mais recentemente, "How I Met Your Mother", há outras duas ou três do mesmo género que raramente são tema de conversa em jantares com família ou amigos porque, simplesmente, não resistiram ao teste do tempo. E isso leva a que sejam completamente esquecidas pela maioria dos espectadores que está sempre à procura da próxima grande série viciante. E porque não há uma ciência exata no meio televisivo, não se sabe exatamente quais são os ingredientes necessários para que uma série se mantenha relevante ao longo dos anos — mesmo depois de já terminado.
Vejamos as séries médicas, por exemplo. Dois anos antes da estreia de serviço de "Serviço de Urgência", em meados de 1994, chegaria à televisão uma série chamada "St. Elsewhere" com uma premissa semelhante: acompanhar o dia a dia de médicos e enfermeiros de um hospital. Aqui, tal como em "Serviço de Urgência", o foco da história era acompanhar os dilemas, as desilusões, os desafios e os momentos duros pelos quais os profissionais de saúde têm de passar quando confrontados com casos difíceis e, muitas vezes fatais.
Só que havia um twist. É que neste hospital, localizado em Boston, nos EUA, o grau de protagonismo era dividido entre os médicos veteranos e os estagiários que, no início das suas carreiras, eram obrigados a lidar com alguns dos casos mais difíceis que alguma vez iriam encontrar na sua profissão.
Embora em termos narrativos fosse arriscado (porque a atenção do espectador tinha de alternar constantemente entre personagens principais e secundárias, por vezes sem grande carisma), a verdade é que isso ajudava a dar algum realismo à série.
Além de que, convenhamos, entretinha. "St. Elsewhere" é só uma das séries que, embora se tenha estrado em 1992, já depois de "Seinfeld", por exemplo, poucos a conhecem.
Assim como "Wiseguy", a série icónica de 1987 que mostrou os esforços de um agente do FBI infiltrado numa complexa e perigosa organização criminosa e que, ao longo das temporadas, sempre assumiu um registo muito próximo da novela. Esteve em emissão durante três anos, na CBS, e em 2011 surgiu a notícia de que haveria planos para uma espécie de reboot. Mas há mais.
Mostramos-lhe as 10 séries que quem nasceu depois de 1999 nem faz ideia que existem.