Numa das cenas mais importantes de "The Handmaid's Tale", Ofglen acorda num quarto branco e vazio. A primeira visão que tem é a dos holofotes brancos que rodeiam o espaço e a encadeiam. Quando se levanta, os genitais estão tapados com um penso após uma intervenção cirúrgica que não consentiu.
Condenada pelo crime de traição de género, por manter e preservar uma relação homossexual com outra mulher, o castigo é o da mutilação genital. Continuará a servir como objeto de procriação para os altos cargos da elite ditatorial, mas não vai voltar a tirar prazer do ato sexual.
Esta é uma das cenas mais marcantes da série baseada no livro com o mesmo nome. Não acontece diretamente com a personagem principal, interpretada por Elisabeth Moss, mas mostra a brutalidade a que as mulheres estão sujeitas neste universo cruel. Afronta após afronta, elas revoltam-se e conspiram contra o poder.
Este foi um ano com boas personagens femininas na televisão. Prova disso foi a cerimónia de entrega dos Globos de Ouro no início do ano, em que várias séries protagonizadas por mulheres, como "The Handmaid's Tale", "Big Little Lies" e "The Marvelous Mrs. Maisel", arrecadaram o maior número de prémios possível para as categorias em que estavam nomeadas.
Da comédia ao drama, a MAGG escolheu algumas das personagens femininas mais relevantes da televisão.
Miriam Maisel ("The Marvelous Mrs. Maisel")
Rachel Brosnahan é Miriam Maisel em "The Marvelous Mrs. Maisel", a nova comédia da criadora de "Gilmore Girls". A história acompanha Miriam, uma simples dona de casa de uma família de judeus, que decide tentar a sua sorte no mundo do humor e do stand-up. A decisão acontece depois do marido a trocar pela amante, com quem mantinha um caso há meses.
Miriam é determinada e sempre perspicaz, mas nunca tem medo do ridículo e da exposição pública que os espetáculos lhe proporcionam. Oriunda de uma família conservadora, Miriam Maisel representa a espontaneidade e a força da mulher num meio que dita que elas se devem manter submissas e nas sombras.
A primeira temporada estreou em março do ano passado e está já confirmada uma segunda a começar em meados de 2019.
Alyssa ("The End of the F***ing World")
"The End of the F***ing World" é a mais recente comédia negra da Netflix. Estreou em outubro do ano passado e uma das personagens principais é Alyssa, a desbocada e irreverente adolescente que se apaixona por James. Ele, um psicopata farto de matar animais, vê Alyssa como a sua próxima vítima.
Ignorando a ironia dos factos que acaba por juntar os dois numa aventura única, Alyssa protagoniza algumas das cenas mais marcantes de toda a série, como a destruição do telemóvel quando repara que uma das amigas que lhe está a enviar mensagem está sentada ao lado dela no refeitório da escola.
Destemida, irónica mas sempre honesta nas suas afirmações, às vezes Alyssa tem dificuldade em dizer aquilo que sente e que pensa, em particular com a família. No final, fica a lição: às vezes é preciso.
Celeste ("Big Little Lies")
Nicole Kidman é Celeste em "Big Little Lies", a nova série da HBO que já tem uma segunda temporada anunciada. Um pouco à semelhança do que acontece em "Enough", o filme protagonizado por Jennifer Lopez em 2002, Celeste é uma mulher aparentemente feliz, com marido, filhos e uma vida de sonho.
Contudo, é nos primeiros episódios da série que o espectador passa a ser testemunha das agressões físicas e psicológicas que o marido, Perry, inflige a Celeste. Exausta da humilhação e do abuso de que é alvo, decide comprar uma casa e esperar pela oportunidade perfeita para fugir do marido com os filhos.
"Big Little Lies" é já um caso incontornável da televisão pela maneira como aborda um tema tão sensível como a violência doméstica e a forma como afeta não só a mulher, mas também os filhos que são colocados no centro do conflito. Pela sua prestação, Nicole Kidman arrecadou o prémio de melhor atriz de minissérie nos Globos de Ouro de 2018.
Denise ("Master of None")
É raro que uma série se desvie da narrativa para dar relevo a uma personagem secundária. Mas foi isso mesmo que "Master of None" fez no oitavo episódio da última temporada, onde é dada a conhecer a história de Denise e como ela lida com a sua homossexualidade e com as reações da família.
O episódio foi considerado pela crítica como um dos melhores da série, não só pela honestidade com que retrata a homossexualidade, mas pela forma como torna normal a situação num contexto religioso e conservador — a revelação de Denise é feita no Dia de Ação de Graças.
Lena Waith, que interpreta Denise, escreveu o guião do episódio de modo a tornar a história o mais pessoal possível. Como resultado, ganhou um prémio Emmy para Melhor Argumento de Série de Comédia em 2017.
Offred ("The Handmaid's Tale")
Elisabeth Moss dá vida a Offred na produção da Hulu, que se revelou como uma das grandes estreias do ano passado. A série, que arrancou em abril, tem como cenário um futuro onde o governo dos EUA foi derrubado e substituído pelo regime Gilead. Neste novo universo, as poucas mulheres ainda férteis vivem em clausura, utilizadas como meio de reprodução, na tentativa de combater a taxa de infertilidade que atinge a região.
A figura de Offred é determinante no desenrolar da narrativa pela força e coragem que demonstra ter perante situações duríssimas. A cada episódio vão sendo feitas pequenas manobras de rebelião. Graças ao espírito de Offred em unir as restantes mulheres, elas procuram subverter o domínio e o controlo de um sistema perverso.
A segunda temporada estreia a 25 de abril.
Daenerys Targaryen ("A Guerra dos Tronos")
Interpretada por Emilia Clarke na adaptação televisiva da saga de George R. R. Martin, Daenerys Targaryen é em "A Guerra dos Tronos" uma das figuras centrais nos conflitos entre os vários reinos de Westeros. Desde o início da narrativa, ela mostra-se capaz de superar os obstáculos que lhe são impostos.
De escrava usada pelo próprio irmão a mãe de três dragões, rainha de uma cidade e libertadora de escravos, Daenerys é o exemplo perfeito de auto-superação e ambição, num contexto em que a presença e envolvimento da mulher em cargos de poder é olhada com desconfiança
O arranque da oitava e última temporada está marcado para meados de 2019.