E se vários famosos portugueses se mascarassem para cantar num palco? É assim que, depois de "Casados à Primeira Vista", a SIC vai concorrer com a TVI. O novo programa chama-se "A Máscara" e é baseado numa ideia original sul-coreana que tem sido um fenómeno de audiências nos Estados Unidos — o suficiente para que também esteja a ser produzida uma versão britânica.
A premissa do formato não podia ser mais simples: os concorrentes são celebridades que aceitam cantar em cima de um palco sem que a sua identidade esteja visível. Isto significa que nem o público nem o júri sabem quem são realmente as pessoas que estão a avaliar e o único elemento importante é a voz.
No entanto, o fator mistério também é muito aliciante para o espectador que, de semana em semana, se lança em várias teorias sobre quem se esconde por detrás da máscara.
O final das galas semanais é, por isso mesmo, a altura mais aguardada — precisamente porque é aí que um concorrente é expulso e obrigado a revelar a sua identidade aos jurados e ao público.
Na versão portuguesa do formato, o júri vai ser composto por Jorge Corrula, César Mourão, Carolina Loureiro e Sónia Tavares. João Manzarra vai conduzir o programa depois do fim de "A Árvore dos Desejos".
O primeiro episódio do programa estreia-se já na próxima quarta-feira, 1 de dezembro, onde os famosos se vão defrontar pela primeira vez — e já com os disfarces postos. No total, são 12 concorrentes: a Pantera, a Borboleta, a Pérola, o Leão, o Astronauta, o Pavão, o Ananás, o Cavaleiro, o Monstro, o Corvo, e Cavalo e o Poodle.
Apesar da estreia na quarta-feira, o programa vai ser exibido todos os domingos. Mostramos-lhe os disfarces.