A SIC Mulher faz 20 anos de emissão. Para celebrar o aniversário, o canal do grupo Impresa preparou uma nova campanha que vai coincidir com o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, e pediu a várias figuras que se sentassem em frente às câmaras para responder a uma única pergunta: afinal, quem é a mulher da sua vida e que o inspira diariamente? E porquê?

Para esta campanha, que tem o nome #MulheresQueNosInspiram, a SIC Mulher juntou figuras não só figuras da SIC, como a apresentadora Júlia Pinheiro ou o comentador e analista político Luís Marques Mendes, mas também personalidades de renome de diversas áreas — como a música ou a gastronomia. Mas também contou com figuras anónimas para testemunhos emocionantes, inspiradores e repletos de ternura. Num dos testemunhos, protagonizado por Júlia Pinheiro, a apresentadora recorda a mãe. "A pessoa que mais me inspirou foi a minha mãe", diz.

José Avillez, o reputado chef de restaurantes como o Belcanto, também não tem dúvidas quanto à pergunta. "[A mulher que mais me inspirou] foi a minha mãe", afirma. "Não podia deixar de ser. A minha mãe foi mãe, pai e muito mais. E por isso, é a mulher que mais me inspira", continua. Luís Marques Mendes, por sua vez, recorda uma figura muito especial da sua vida. "Foi a minha primeira professora de Português", destaca.

"A mulher que mais me inspira... acho que é a minha avó", diz Joana Marques. "É uma escolha relativamente fácil, porque é a pessoa mais divertida da minha família. Passei muito tempo com ela quando andava na escola e hoje em dia tenho a sorte de ser vizinha dela", continua a humorista e radialista Joana Marques.

A radialista e comunicadora Inês Lopes Gonçalves também atribuiu ao papel da avó uma grande importância. Às duas, na verdade. "[As que mais me inspiram são] as minhas duas avós: a minha avó materna e a minha avó paterna", diz.

Carolina Patrocínio destaca uma figura feminina que teve muito impacto na sua vida. "A mulher que mais me inspirou na minha vida, e que ainda o faz mesmo não estando aqui, e provavelmente não sabendo, é a minha avó", diz. Já a radialista Ana Galvão, destaca a figura da cantora Rita Lee como a sua grande inspiração. "Uma mulher que me inspira muito é a cantora Rita Lee, porque ela é muito mais do que cantora. Ela é escritora, é ativista, é apresentadora, é uma mulher muito completa e muito fantástica. Por isso a admiro muito", diz.

Como parte desta campanha, a SIC Mulher vai pedir a todos os seus seguidores no digital que partilhem, nas redes sociais, um conteúdo com a mulher que mais os inspiram. A ideia é que partilhem um testemunho ou um relato identificado a hashtag da campanha #MulheresQueNosInspiram.