Difícil, como sempre, vai ser escolher. Em abril despedimo-nos de séries como "Barry" ou "A Maravilhosa Sra Maisel", mas ficamos a conhecer outros formatos fascinantes como "A Diplomata", "Citadel" ou ainda um documentário onde o Papa Francisco conversa com jovens sobre temas da atualidade.
Percorremos as novidades das principais plataformas de streaming e contamos-lhe o que há de novo no mês de abril.
Netflix
"Transatlântico" (7 de abril)
Série baseada na história verídica de Varian Fry, Mary Jayne Gold e o Comité de Resgate de Emergência. A ação passa-se no início da década de 1940, em Marselha, e conta a história de um grupo internacional de jovens super-heróis que arrisca a vida para ajudar mais de 2000 refugiados a escapar da França ocupada, incluindo uma série de artistas na lista de mais procurados dos nazis.
"Caça ao Homem: O Atentado na Maratona de Boston" (12 de abril)
No Dia do Patriota, em 2013, a cidade de Boston foi palco de um atentado. Dois terroristas bombardearam a meta da maratona, transformando a prova numa carnificina. Para assinalar o 10.º aniversário da tragédia, o realizador Floyd Russ ("Zion", "Histórias do Desporto: Noite de Incidentes na NBA") e o produtor executivo Tiller Russell ("Night Stalker: Caça a um Assassino em Série", "Waco: Apocalipse Norte-Americano") conceberam esta série em três partes em torno dos dias aterradores que se seguiram aos ataques, reconstituindo a caça ao homem ao minuto a partir de milhares de horas de videovigilância, rádio da polícia, filmagens de telemóveis e testemunhos dos agentes da polícia e do FBI, bem como de cidadãos comuns cujos atos heróicos levaram à captura dos terroristas.
"Sete Reis Irão Cair" (14 de abril)
Neste filme, sequela da série "Last Kingdom", a paz encontra-se ameaçada pelos dois filhos do rei Eduardo, Etelstano e Aelfweard, que lutam pelo trono. Ao saber que Etelstano — outrora seu protegido — está em guerra, Uhtred parte para o ajudar a assegurar a vitória, mas o jovem príncipe encontra-se rodeado de influências obscuras e não é o mesmo rapaz que Uhtred em tempos conheceu. Quando as ações de Etelstano ameaçam o modo de vida que Uhtred conheceu, este tem de decidir a quem deve lealdade — ao rei… ou ao seu povo.
"A Diplomata" (20 de abril)
Kate Wyler (Keri Russell) é a nova embaixadora dos EUA no Reino Unido. A guerra começa a fervilhar num continente e ameaça extravasar para outro e Kate terá de atenuar crises internacionais, cimentar alianças estratégicas em Londres e adaptar-se ao seu novo papel na ribalta. Tudo enquanto tenta sobreviver ao seu casamento com outro diplomata de carreira, a estrela política Hal Wyler (Rufus Sewell).
John Mulaney: "Baby J" (25 de abril)
Depois de um divórcio conturbado e de ter sido pai pela primeira vez, o humorista e guionista de 40 anos está de volta aos palcos com mais um especial de stand-up comedy.
HBO MAX
"Bring Back Alice" (14 de abril)
Uma comunidade está chocada com o desaparecimento de Alice (Helena Englert), uma popular influencer. Após um ano de buscas, uma adolescente é encontrada em circunstâncias misteriosas. Infelizmente, a jovem não se lembra de quase nada. A partir de fragmentos de informação, flashbacks perturbadores e memórias fragmentadas, ela tenta reconstruir o passado, mas nem todos acreditam que tenha perdido a memória.
"Barry" (17 de abril)
Na quarta (e última) temporada, Cousineau (Henry Winkler) é aclamado como um herói, já que a prisão de Barry (Bill Hader) tem consequências chocantes. Tudo conduz aos últimos episódios, explosivos e hilariantes.
"Love & Death" (27 de abril)
Esta minissérie dramática conta a história real de Candy e Pat Montgomery e de Betty e Allan Gore, dois casais religiosos de uma pequena cidade do Texas. Um dia, um caso extraconjugal leva alguém a pegar num machado. Elizabeth Olsen, Jesse Plemons, Lily Rabe, Patrick Fugit, Krysten Ritter, Tom Pelphrey, Keir Gilchrist e Elizabeth Marvel assumem os principais papéis.
Amazon Prime Video
"A Maravilhosa Sra. Maisel" (14 de abril)
Na quinta e última temporada, Midge (Rachel Brosnahan) está mais perto do êxito com que sempre sonhou, mas descobre que, apesar de estar mais perto, continua demasiado longe. Após uma epifania diante de um poster de "The Gordon Ford Show", Midge está preparada para seguir em frente e lutar pela subida ao estrelato, com a sua vontade e sem nada a perder.
"Greek Salad" (14 de abril)
20 anos depois de "O Albergue Espanhol", o realizador cria "Greek Salad", série que dá continuidade à trilogia sobre a vida de jovens estudantes universitários do início dos anos 2000. Tom e Mia, irmãos, herdam um prédio em Atenas, após a morte do avô. Tom, que está em Nova Iorque, junta-se à irmã na Grécia para gerir o património, quando descobre que Mia é uma ativista rebelde que mente à família. A diferença de opiniões e estilos vai fazer com que a partilha da herança seja complicada.
"Citadel" (28 de abril)
Este thriller de ação e espionagem protagonizado por Richard Madden e Priyanka Chopra Jonas conta com oito episódios. A ação passa-se oito anos depois do fim de Citadel. A agência mundial de espionagem independente, encarregada de velar pela segurança de todos, foi destruída por agentes de Manticore, um poderoso sindicato que manipula o mundo a partir das sombras. Após o fim de Citadel, os agentes de elite Mason Kane (Richard Madden) e Nadia Sinh (Priyanka Chopra Jonas) tentam escapar com vida, mas perdem todas as memórias.
"Dead Ringers" (21 de abril)
Este thriller psicológico é uma versão moderna do filme de David Cronenberg, que estreou em 1985. Rachel Weisz interpreta as duas protagonistas, Elliot e Beverly Mantle, gémeas que partilham tudo: drogas, amantes e um desejo de fazer o que é preciso (incluindo desafiar os limites éticos da medicina) num esforço de enfrentar as práticas antiquadas e colocar a saúde da mulher como prioridade.
Disney +
"Amén Francisco responde" (5 de abril)
Mesmo a tempo da Páscoa, este documentário espanhol gravado em Roma mostra as conversas entre o papa Francisco e um grupo de dez jovens adultos de diferentes idades e com vidas e experiências muito variadas. O Sumo Pontífice conversa sobre temas como o feminismo, o papel da mulher na Igreja, os direitos LGBTQIA+ ou os abusos sexuais no seio da Igreja Católica.
SkyShowtime
"Mr Malcolm’s List" (1 de abril)
Neste filme, a história decorre no início do século XVIII e Mr. Malcolm é o solteiro mais cobiçado de toda a Inglaterra. São tantas as pretendentes que ele elabora uma lista com as qualidades que procura na sua futura esposa. Quando vê os seus avanços rejeitados, a bela Julia recorre à ajuda da sua amiga Seline para se vingar do arrogante Mr. Malcolm e da sua humilhação pública. No entanto, as coisas não correm conforme planeado.
"Grease: Rise of the Pink Ladies" (7 de abril)
A série musical decorre quatro anos antes da história original de “Grease”. Em 1954, antes de o rock ‘n roll reinar e de os T-Birds serem o grupo mais popular da escola, quatro jovens rebeldes desencadeiam um pânico moral que mudará para sempre o Liceu de Rydell.
"Nope" (19 de abril)
O mais recente filme de terror de Jordan Peele é um pesadelo ‘dark pop’, com elementos de ficção científica e thriller sociológico, que tenta destrinçar as sementes da violência, a atração pelo risco e o oportunismo indissociáveis da história do Oeste Americano e da própria indústria do espetáculo.