É uma das participantes com menos formação na área da cozinha, mas tal não faz de Daniela da Silva uma concorrente menos capaz no "Hell's Kitchen", o novo programa da SIC, que estreou este domingo, 14 de março.

O lado mais tímido e reservado acompanham-na desde criança e estas foram características que não deixaram de se notar durante a primeira emissão do programa. Contudo, foram vários os portugueses que não ficaram indiferentes à prestação da jovem de Valongo, tendo-a apontado como uma das favoritas à vitória.

"Prevejo-lhe um grande futuro". Conheça Francisca, o furacão de "Hell's Kitchen"
"Prevejo-lhe um grande futuro". Conheça Francisca, o furacão de "Hell's Kitchen"
Ver artigo

A mãe, Lúcia Silva, conta à MAGG que seguir um percurso na cozinha e na pastelaria sempre foi um sonho para Daniela, mas quando entrou na universidade ,acabou por escolher licenciar-se em Comunicação Empresarial e Marketing. O sonho não foi posto de parte e quando chegou a altura de ir estagiar, a jovem não podia ter escolhido um sítio que lhe enchesse mais as medidas.

Foi na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto que ocupou um lugar nos escritórios, mas sempre com os olhos postos na cozinha. "Ela estava no escritório e chegava a casa muito feliz porque os cozinheiros de lá costumavam levar-lhe os pratos para provar, e foi aí que esse gosto cresceu ainda mais. Ela chegava a casa sempre muito feliz do estágio", revela Lúcia Silva.

Mais do que gostar de cozinhar, Daniela sempre gostou de comer. Desde pequena que acompanhava o avô nos almoços e tardes de petiscos e a mãe acredita que foi aí que nasceu também o interessse por esta área. Depois do estágio, seguiu-se uma fase em que a jovem quis perceber realmente o que queria fazer da vida, foi aperfeiçoando algumas técnicas, participou também em vários workshops, dentro e fora do País, e há cerca de dois anos nasceu então o projeto Miss Blueberry Catering.

Sondagem "Hell's Kitchen". Qual é o seu concorrente favorito?
Sondagem "Hell's Kitchen". Qual é o seu concorrente favorito?
Ver artigo

Lúcia sempre apoiou a filha em tudo e acompanha-a agora "com muito gosto" neste negócio que a pandemia acabou por afetar, mas não de uma forma muito intensa, uma vez que Daniela não baixou os braços e decidiu fazer de tudo para inovar e arranjar alternativas.

Para substituir os caterings, a jovem de Valongo decidiu criar umas boxes que chegam agora a casa de qualquer um na zona do Grande Porto. Há para todos os gostos, para qualquer refeição e ainda para as datas especiais, como é o caso do Dia do Pai, que já se aproxima, e na Páscoa também terá novidades. "Conforme as ocasiões, ela vai mudando e trocando. É uma forma de continuar ativa e desenvolver a criatividade também nas boxes", conta Lúcia, mostrando o grande orgulho que tem na filha.

Daniela já participou num programa de cozinha

Os desafios e a vontade de participar em programas de televisão é coisa que já não deixa Lúcia surpreendida, uma vez que, em 2019, foi também incentivada pela filha a participar em "Famílias Frente a Frente", na RTP1. "A ideia foi dela, claro. Eu sou muito envergonhada e nunca me iria inscrever num programa de televisão. Mas quando ela recebeu a resposta, eu, a tia e o primo já estávamos com as malas prontas para sair", diz. "Foi muito gratificante, eu adorei. Principalmente pelo convívio que tivemos. Sentia-me segura com ela ao meu lado. Apesar de ela se dedicar mais à doçaria, também tem muita mão para o salgado", relata a mãe.

Daniela
Daniela

Quanto à participação de Daniela no "Hell's Kitchen", Lúcia confessa que no início ficou reticente uma vez que os restantes concorrentes tinham muito mais experiência na área. Mas a força de vontade e dedicação da filha fazem-na acreditar que Daniela poderá chegar longe. "O que ela quer, ela segue, não há nada que a impeça", remata.

"Olhando para isto, já defequei melhor". A estreia de "Hell's Kitchen" em frases e palavrões
"Olhando para isto, já defequei melhor". A estreia de "Hell's Kitchen" em frases e palavrões
Ver artigo

Também a irmã, Andreia Silva, não tem dúvidas das capacidades de Daniela. "Ela pode não ter formações como os outros têm, mas tem muito amor por aquilo. É  uma paixão enorme e nunca se sabe até onde ela pode chegar. Uma pessoa que aprende sozinha e é autodidata, às vezes consegue ter mais criatividade do que aqueles que seguem as regras à risca porque aprendem assim", afirma a jovem de 26 anos.

Na casa da família Silva, o canal de eleição é o 24 Kitchen e é lá que, segundo Andreia, Daniela tira muitas das ideias para novos pratos. A determinação e o perfecionismo sempre acompanharam a jovem de Valongo ao longo da vida — e estas são características que fazem com a irmã mais nova acredite que Daniela pode chegar muito longe.

"Desde pequena que ela é muito focada. Passava todo o tempo em casa a estudar porque queria ser a melhor aluna. Depois entrou para o basquete e quis ser a melhor basquetebolista, e foi sempre assim. Se metia uma coisa na cabeça, estudava e lutava para ter". Quanto ao percurso que Daniela está a traçar agora, Andreia confessa que, na sua opinião, a irmã já o devia ter feito há mais tempo, uma vez que sempre foi o seu sonho.

Ao leque de apoio da concorrente, junta-se o namorado, que acredita que Daniela será uma ótima pessoa para acalmar os ânimos durante as fases mais stressantes do programa, dado a sua personalidade muito pouco conflituosa. José Resende namora com a concorrente há sete anos e é, segundo ele, um dos maiores apoios e também o maior crítico.

"Muitas vezes ela está a desenvolver pratos, como o que apresentou no 'Hell's Kitchen', e eu sou quase sempre a primeira pessoa a provar. Até posso gostar muito, mas se sentir que existe uma oportunidade de melhorar, vou dizer", afirma, referindo que a namorada sempre foi uma pessoa muito focada, principalmente naquilo de que mais gosta que, neste caso, é a cozinha.

"Ambiciosa, focada, talentosa e bastante trabalhadora", é assim que José Resende descreve Daniela, referindo que estas características poderão fazer dela uma concorrente muito válida. "Apesar do que vi no primeiro episódio e de existirem concorrentes muito fortes e com muita experiência, pelo que conheço dela, e do esforço e talento, acho que ela pode ir bastante longe."

José revela que ficou com a impressão de que os portugueses gostaram muito da participação da namorada. "Eu acho que no primeiro programa vimos a Daniela mais tímida, e é muito a personalidade dela, mastenho ideia de que quando ela se começar a soltar um pouco mais, vamos ver mais e o potencial que ela tem", conclui.