Élvio Santiago ameaçou abandonar o programa durante esta quinta-feira, 18 de julho, devido aos últimos acontecimentos dentro da casa mais vigiada do País. A apresentadora Maria Botelho Moniz foi quem explicou, em direto no "Diário", o que levou ao cantor a pensar na possibilidade de desistir do jogo.
"Ainda durante o intervalo o Élvio terá ameaçado desistir na segunda-feira, se o grupo continuar a não acreditar na palavra dele", começou por dizer a apresentadora. "Isto tem a ver com um dilema que foi proposto à Daniela, ainda durante o dia de hoje, em que foi proposto que teria de fazer com que cinco concorrentes dissessem a palavra 'panela de pressão' durante a conversa, ou para ganhar mil euros, teria de colocar duas pessoas a chorar", explicou aos telespectadores.
A bailarina escolheu a segunda opção ao dilema que lhe foi apresentado, e acabou por fazer uma partilha de carácter emotivo sobre a sua própria vida. "São imagens a que teremos acesso depois", mencionou Maria Botelho Moniz.
Perante a partilha da concorrente de 32 anos, os colegas criticaram a postura de Élvio Santiago, que se terá mostrado mais racional, o que levou rapidamente os internautas a reagirem na rede social X (antigo Twitter) em defesa do cantor, não desvalorizando os sentimentos do mesmo apenas por não ter chorado. "O que estão a fazer com ele é tão feio! Que vergonha!! Impossível ficar indiferente a isto", "eu estou chocado. Atacaram em matilha um concorrente que não chorou com a história de uma colega. Somos obrigados chorar?", "realmente vi falta de empatia, mas não foi do Élvio" são alguns dos comentários que se leem. Este tema na casa do "Dilema" veio colocar em debate as diferentes formas de reagir de cada indivíduo e que as emoções não são menos válidas por serem expostas e compreendidas de forma distinta.
Na emissão especial desta quinta-feira, 18, o concorrente conversou com Manuel Luís Goucha, revelando o que sentia e o que o levou a querer desistir. "Eu quero desistir", começou por dizer. "Eu fiquei estupefacto, porque comecei a ouvir a opinião dos colegas, quer da minha equipa, quer da equipa da Daniela, e eu senti que realmente toda a gente ficou escandalizada, se calhar por eu não ser uma pessoa de demonstrar os meus sentimentos", explicou.
O apresentador do formato acabou por tentar aliviar o concorrente, para que o mesmo não se sentisse mal por não se ter emocionado, algo que pode estar relacionado com a própria história de vida e que repensasse sobre a sua possível desistência. "O Élvio pode ser uma pessoa, que por mais diversas razões da sua vida, pode ter dificuldade em exteriorizar as suas emoções. Não quer dizer que não se comova com uma história que tenha a ver com uma história de vida intensa de um parceiro ou parceira".
Élvio, em lágrimas, relembrou uma entrevista que deu ao mesmo apresentador, em 2023, onde falou sobre o amor dos pais adotivos. "É algo que marcou a minha vida". Acabou, também, por justificar o porquê da sua reação, que foi percecionada pelos colegas com maus olhos. "Eu ouvi a história da Daniela, e eu estava como se não estivesse a prestar atenção, porque vim para me divertir e as histórias que emocionam as pessoas, eu não quero, porque também me vou emocionar". "O Élvio foge destas partilhas para não se magoar", comentou Manuel Luís Goucha.
"Vai desistir de um jogo onde está de corpo e alma?", questionou o comunicador. "Você é um belíssimo jogador (...) porque não explica o que está a sentir aos seus colegas?", apontou.
Durante a cerimónia de acusação, atividade que acontece semanalmente para que os concorrentes possam esclarecer assuntos mal resolvidos uns com os outros, os colegas de casa criticaram a reação de Élvio, como são os exemplos de Diogo Marcelino e Xana Carvalho. "Eu acho que ele faz um papel de vítima completamente. O Élvio é um empresário com vida lá fora, tem de ter estaleca e ele está aqui, parece que dá um baile a toda a gente, mas é um baile daqueles que eu nem pagava para assistir", disse o sesimbrense. "O sofrimento do outro é-te assim tão indiferente?" perguntou a cantora Xana Carvalho.
Já Marie, sublinha que artista musical não tem capacidade emocional para se defrontar com o grupo. "Acho muito feio o que aconteceu aqui. Ao mesmo tempo, compreendo, porque tu acabas por te vitimizar, mas é porque não te sabes defender (...) acho que não tens capacidade emocional para ires contra esta gente toda".
Recorde-se que o cantor se encontra no leque de nomeados desta semana e, que por isso, está em risco de expulsão, juntamente com Igor Marchesi e Xana Carvalho. Nélson Lisboa foi salvo na emissão especial desta quinta-feira com 5% das votações do público.