Depois de uma primeira temporada muito polémica — apesar de ter sido uma das séries mais vistas na Netflix, foi acusada de romantizar e trivializar o suicídio —, o regresso de "Por Treze Razões", marcado para 2018, pode chegar mais tarde do que o previsto.

Um grupo conservador nos Estados Unidos exigiu que, antes da estreia da segunda temporada, os episódios fossem revistos por um grupo de especialistas com o intuito de proteger o público mais jovem. O pedido já foi feito à Netflix mas desconhece-se, para já, a resposta da plataforma de streaming. Ao aceder à exigência, a estreia da segunda temporada da série poderá ser adiada vários meses.

Mas não há por que ficar triste. Apesar de tudo, já há novidades referentes à segunda temporada. Primeira: vai voltar a ter 13 episódios.

Hannah vai regressar muito diferente

Katherine Langford, que dá vida a Hannah Baker na série, vai estar presente na nova temporada. A confirmação foi feita pelo realizador Brian Yorkey à revista "Entertainment Weekly". "Sem dúvida que Hannah estará de volta, até porque para tentar perceber quem foi o responsável pela sua morte, teremos inevitavelmente de nos focar na sua história e no seu passado."

Esta informação vai ao encontro das declarações da protagonista que, em março de 2018, contou à "Entertainment Tonight" que as gravações da personagem tinham terminado. Contudo, deixa o aviso aos fãs: "Esta Hannah Baker será muito diferente daquilo a que os fãs ficaram habituados na primeira temporada."

Haverá um narrador

Segundo a Netflix, a nova temporada continuará a apostar no papel do narrador para dar consistência à história. Mas não será Hannah. Além disso, também não existirão mais cassetes.

Pusemos Sarah Wayne Callies a ouvir "Povo Que Lavas no Rio"
Pusemos Sarah Wayne Callies a ouvir "Povo Que Lavas no Rio"
Ver artigo

À "Entertainment Weekly", Yorkey diz que apesar das cassetes continuarem a ter um papel fundamental na história (a primeira temporada termina com os pais de Hannah a ouvir as gravações que a filha deixou antes de morrer), "estas já não são a peça central da narrativa."

O realizador revela, porém, que na nova temporada haverá outro tipo de tecnologia que "fará os jovens de hoje pesquisar no Google a forma como esta funcionava há uns anos."

A segunda temporada vai ter conteúdo original

Tendo em conta que a obra literária que inspirou a série não tem continuação, os produtores e guionistas tiveram de trabalhar num argumento original para a segunda temporada.

Em entrevista à "Entertainment Tonight", o ator Steven Silver — que interpreta Marcus na série —, diz não ter dúvidas de que a produção de conteúdo original permitiu "um maior desenvolvimento de certas personagens que possam não ter sido tão exploradas no livro" o que, continua, "ajudou na construção da dinâmica da série e da história que queremos contar."

É provável que Bryce não saia impune

Justin Prentice interpreta Bryce, capitão da equipa de futebol da escola, um dos vilões da história e a 12.ª razão para o suicídio de Hannah — descobre-se no penúltimo episódio que Bryce a violou na piscina de sua casa, depois da festa entre colegas chegar ao fim.

Depois de ouvir a cassete da amiga, Clay (Dylan Minnette) confronta Bryce com a verdade e incentiva-o a admitir o crime enquanto, secretamente, grava a conversa entre os dois. Tanto a Netflix como o realizador já confirmaram que nesta segunda temporada é expectável que a personagem seja castigada pelas suas ações.

O ator que dá vida a Bryce juntou-se à plataforma de streaming para um vídeo promocional onde lê a carta de um fã a agradecer o trabalho do elenco em promover o debate para um dos temas mais importantes do século XXI.

A segunda temporada promete momentos mais tensos

No final de 2017, a Netflix organizou algumas das séries mais vistas do seu catálogo em várias categorias. “Por Treze Razões”, aparece sempre listada em posições de destaque, à frente de outras produções conhecidas como “3%”, “Gilmore Girls: A Year in the Life” e “Punho de Ferro”.

À "Entertainment Tonight" o ator Dylan Minette revelou que "a segunda temporada será passada poucos meses depois dos acontecimentos da primeira." Os 13 episódios iniciais terminam com Clay e Tony (Christian Navarro), o responsável por distribuir as gravações pelos alunos da escola, a sair de casa da protagonista depois de terem dado as cassetes aos pais de Hannah.

"Dada a história que estamos a contar e o tipo de tema que decidimos abordar, é normal que a segunda temporada volte aos momentos mais negros e tensos da primeira", refere o ator, e diz que não faria sentido não voltar a escolher essa abordagem para os novos episódios.

Serão mostradas novas perspetivas

"Para dar a conhecer a história de Hannah de forma mais isenta possível, é necessário mostrarmos mais e novas perspetivas de outras personagens que até agora ainda não foram conhecidas", diz o realizador à "Entertainment Weekly". Para isso, continua, serão dados novos contextos a situações já retratadas na primeira temporada "com o intuito de preencher os espaços em branco que existem na vida da personagem principal."

Novas personagens a caminho

Segundo a revista "Variety", a nova temporada de "Por Treze Razões" contará com pelo menos sete novas personagens. Anne Winters ("Família de Acolhimento") interpretará Chloe, uma cheerleader da escola e, presume-se, amiga de Hannah e dos restantes colegas envolvidos na sua morte. Bryce Cass ("O Guardião") será Cyrus, um jovem rebelde e cínico, sempre envolvido em problemas e terá Chelsea Alden ("American Horror Story") enquanto sua irmã.

"O Mecanismo". A nova série viciante da Netflix que está a originar boicotes no Brasil
"O Mecanismo". A nova série viciante da Netflix que está a originar boicotes no Brasil
Ver artigo

Allison Miller ("17 anos, Outra Vez!") dará vida a Sonya, uma jovem advogada que estará envolvida na investigação da morte de Hannah após serem tornadas públicas as várias cassetes que esta gravou. É expetável que a personagem de Miller se cruze com a de Kelli O'Hara ("Sexo e a Cidade 2"), uma ávida defensora das vítimas de bullying.

As duas últimas personagens conhecidas são Ben Lawson ("Sexo Sem Compromisso"), o novo treinador de basebol da escola, e Samantha Logan ("Família de Acolhimento"), praticante de atletismo de alta competição.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.